Sistema prisional

Presos que agrediram agentes em Santa Maria serão transferidos

"

Os cinco presos que agrediram os agentes da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), em uma tentativa de rebelião, na noite deste sábado, serão transferidos para outras casas prisionais nos próximos dias. A informação foi divulgada pelo delegado Regional da Susepe, Armando Maciel.

:: Leia mais notícias de Polícia ::

Segundo o delegado, a transferência permite uma melhor apuração dos fatos. Três agentes penitenciários e dois presos ficaram feridos no confronto, ocorrido depois que os detentos partiram, armados, para cima dos servidores.

Duas investigações paralelas devem apontar responsabilidades dos apenados e causas da tentativa de rebelião. Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) vai apurar delitos administrativos, de acordo com o regime interno da penitenciária. A investigação pode resultar em penalidade que variam de castigo a rebaixamento de pena dos envolvidos. Outra investigação, capitaneada pela Polícia Civil, irá apurar a responsabilidade criminal dos apenados na tentativa de homicídio contra os agentes.

Apesar de não descartar qualquer possiblidade, Maciel não acredita a transferência de 40 apenados do Presídio Central, de Porto Alegre, para a Pesm, tenha uma relação com o fato.

Por enquanto, nenhuma possibilidade está descartada. Mas pelo que se viu até então, o fato se trata de uma tentativa frustrada de fuga, já que os detentos tentaram tomar o controle da guarda avalia o delegado.

A transferência do Central para Santa Maria

A vinda dos presos da Capital para Santa Maria é uma das medidas adotadas pela Susepe para atender exigências da Justiça em função da desativação do Presídio Central.

Apesar de ter autorizado as transferências, o juiz Fábio Marques Welter, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Santa Maria,limitou o número de vagas e exigiu que não sejam transferidos para a cidade presos que tenham qualquer ligação com facções criminosas. O magistrado estipulou, ainda, tempo máximo de permanência de 60 dias para os presos, com retorno automático à Região Metropolitana ao fim do prazo.

O setor de Inteligência da Susepe avalia uma lista com nomes de 29 presos que devem ser transferidos para Santa Maria. O setor vai verificar se a penitenciária tem condições de receber os detentos conforme a periculosidade de cada um. As transferências devem começar nos próximos dias.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Taxista é assaltado durante corrida em Santa Maria

Próximo

Polícia apreende cerca de dois quilos de maconha em Santa Maria

Polícia/Segurança