roubos na região

Polícia investiga ação de quadrilha em série de assaltos em Júlio de Castilhos

18.398

O município de Júlio de Castilhos está passando por uma onda de assaltos nos últimos 10 dias. Neste período, foram três ataques a estabelecimentos, algo incomum para a localidade de cerca de 20 mil habitantes. Nos três casos, uma dupla de assaltantes invadia os locais para roubar e fugia de motocicleta, em um procedimento parecido. Um posto, uma imobiliária e um mercado - caso mais recente, ocorrido na noite de quarta-feira - foram alvo dos assaltantes.

O primeiro assalto aconteceu em 19 de agosto. Por volta de 19h30min, a dupla chegou a um posto de combustíveis, que fica na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a BR-158. O dinheiro do caixa foi roubado. Acompanhe a ação no vídeo abaixo.

Três dias depois, por volta das 13h30min, o alvo foi uma imobiliária. Enquanto um assaltante aguardou no veículo, do lado de fora, o outro entrou no estabelecimento portando uma arma de fogo e levou pertences de funcionários e uma quantia em dinheiro. Durante a ação, o criminoso disparou a arma de fogo. O tiro atingiu o balcão, mas não feriu ninguém.

Preso suspeito de assaltar jovem no centro de Santa Maria

Depois destes dois casos, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (Accijuc) definiu, junto da prefeitura, que as empresas associadas iriam conectar suas câmeras de segurança externa à central de monitoramento da Brigada Militar.

Mas, na noite da última quarta-feira, por volta de 19h30min, uma dupla armada assaltou um mercado na localidade de Val da Serra, no interior de Júlio de Castilhos. O dinheiro do caixa foi roubado, e eles fugiram em uma motocicleta.


O veículo foi encontrado pela Brigada Militar (BM) no final da manhã de quinta-feira na divisa do município com a cidade de São Martinho da Serra. Segundo a BM, a motocicleta é a mesma utilizada nos três roubos, mas foi pintada de preto e teve as placas adulteradas com fita isolante. Ainda de acordo com a Brigada, a moto foi roubada em 16 de agosto em Júlio de Castilhos.

Homem é preso com cocaína e pé de maconha em Santiago

De acordo com a delegada Alessandra Padula, que investiga os casos, a dupla que roubou a moto no dia 16 e era suspeita de realizar os outros assaltos foi presa na cidade de Taquara, após assaltar uma lotérica em Espumoso, com o mesmo método das ações em Júlio de Castilhos. Os dois jovens, de 21 e 26 anos, foram detidos com um revólver calibre 32 com seis munições intactas, juntamente com aproximadamente R$ 3 mil em dinheiro, 11 celulares, uma touca ninja e outros materiais diversos e foram reconhecidas pela vítima.

Oito pessoas são presas em Restinga Sêca nesta quinta-feira

Mas, mesmo após a detenção, outro assalto ocorreu na cidade, o que reforça a hipótese de que seja uma quadrilha atuando no município. A Polícia já comprovou que a moto roubada no dia 16, pela dupla detida em Taquara, foi a mesma utilizada nos assaltos ao posto e ao mercado.

- Podem ser três, ou quatro, em cada episódio uma combinação diferente, mas ainda não temos como dizer com certeza - explica Padula.

Conforme a delegada, a última vez que o município sofreu ações semelhantes e em sequência foi em 2015. Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto no caso.

Jovem usa espeto de churrasco para assaltar adolescente em Santa Maria

- Estamos desde o dia do fato trabalhando também com a Brigada Militar. Intensificamos as abordagens. Estamos investigando e trabalhando nisso - afirma a delegada.

* Colaboraram Leonardo Catto e Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é detido com porções de cocaína, crack e maconha em Santiago Anterior

Homem é detido com porções de cocaína, crack e maconha em Santiago

Preso suspeito de assaltar jovem no centro de Santa Maria Próximo

Preso suspeito de assaltar jovem no centro de Santa Maria

Polícia/Segurança