miíase

Polícia Civil deve concluir inquérito sobre caso de paciente com larvas em 30 dias

Jaiana Garcia

A Delegacia do Idoso de Santa Maria deve concluir em 30 dias o inquérito que investiga o caso da paciente de 64 anos que estava com larvas no nariz e na boca durante internação no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Em 24 de janeiro, durante visita da irmã ao pronto-atendimento do hospital, a idosa, que é cadeirante, foi encontrada com miíase, como é chamada a infestação de larvas de moscas na pele.

VÍDEO: Mulher é barrada e não pode entrar em hospital porque estava com vestido na altura dos joelhos

Na época, o hospital afirmou que faz a higiene bucal dos pacientes intubados três vezes ao dia e não descartou a possibilidade de entrada de insetos no local em função da necessidade de ventilação por conta da pandemia. De acordo com a delegada Débora Dias, titular da delegacia, a irmã da paciente, que fez a denúncia e registrou boletim de ocorrência, já foi ouvida, assim como outros familiares da idosa. Também foram solicitados documentos ao Husm e aos pronto-atendimentos da Tancredo Neves e Patronato, onde a paciente esteve internada antes de chegar ao Husm. O parecer do Husm, conforme a delegada, apontou que a contaminação não ocorreu dentro do hospital. 

- Agora, a perícia vai analisar todos os documentos e será feito um parecer técnico dizendo onde poderia ter ocorrido essa contaminação. Talvez tenhamos que ouvir os profissionais de saúde que atenderam a idosa - esclarece a delegada. 

A paciente segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Husm em estado grave. 

O CASO
A paciente de 64 anos precisou ser internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) em 21 de janeiro. Antes de chegar ao hospital, a idosa passou, entre os dias 16 e 21 de janeiro, pelo atendimento no Pronto-Atendimento do Bairro Tancredo Neves e depois do Patronato, de onde foi encaminhada ao Husm. Em 24 de janeiro, depois de ficar três dias no pronto-atendimento aguardando um leito, ela foi levada para uma sala reservada. Durante a visita da irmã, as larvas foram encontradas. Enfermeiras do hospital fizeram a aspiração das larvas do nariz e, em seguida, foram encontradas outras embaixo da língua da paciente. A irmã fez um vídeo da situação, que acabou ganhando repercussão nas redes sociais. No mesmo dia, a idosa foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Irmãos são presos por assalto a mercado Anterior

Irmãos são presos por assalto a mercado

Próximo

Professor da UFSM que sofreu ataque homofóbico é ouvido pela polícia

Polícia/Segurança