Operação cumpre mandado contra servidor público suspeito de apologia ao nazismo em Santa Maria

Foto: DPICOI (Divulgação)


Diversos objetos nazistas foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (6) na casa de um morador de Santa Maria. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na residência e na chácara do servidor público estadual, de 59 anos, investigado por apologia ao nazismo.  


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (Dpcoi), juntamente com peritos do Instituto Geral de Perícias. Na residência do servidor, foram encontrados materiais como suásticas, bonecos vestidos com roupas de grupos extremistas, como o Ku Klux Klan, além de dois telefones celulares, os quais foram encaminhados para extração dos dados para análise. 


Até mesmo um capacete e uma máscara de gás, semelhantes aos usados por militares na Segunda Guerra Mundial, foram encontrados com o suspeito.


As apreensões ocorreram na casa do servidor público, no centro da cidade, e na propriedade rural localizada na Estrada do Radar, no distrito de Palma. A repartição pública onde o suspeito trabalhava também teria sido alvo de ações da polícia. 


O servidor público será ouvido na Delegacia de Combate à Intolerância na próxima semana.

Além dos objetos com suásticas, também foi encontrada uma máscara anti-gás.Foto: DPCOI (Divulgação)

O que diz a lei

A lei brasileira que trata da apologia ao nazismo é a Lei nº 7.716/1989, que tipifica os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. De acordo com a legislação, pode ser considerado crime:


  • Praticar, induzir ou incitar a discriminação, ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa.
  • Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Condenado no caso Richthofen, Cristian Cravinhos é solto após Justiça autorizar regime aberto Anterior

Condenado no caso Richthofen, Cristian Cravinhos é solto após Justiça autorizar regime aberto

PRF encerra Operação Carnaval 2025 com sete mortes em rodovias do Estado Próximo

PRF encerra Operação Carnaval 2025 com sete mortes em rodovias do Estado

Polícia/Segurança