
Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)
A ação foi coordenada pelo delegado Daniel Severo.
Um homem de 56 anos foi preso na tarde de sexta-feira (7), suspeito de apologia ao nazismo em São Gabriel. Ele foi detido na Vila Maciel por portar um adesivo com o símbolo da SS (Schutzstaffel), organização paramilitar ligada ao regime nazista, colado em seu carro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A ação foi realizada pela Polícia Civil de São Gabriel, sob a coordenação do delegado Daniel Severo. Além da suspeita por apologia ao nazismo, o homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
O que diz a lei
Atualmente, a lei prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa para referências ao nazismo. Porém, limita-se ao uso da suástica, sem punir outros símbolos nazistas, como o número 88, usado por movimentos neonazistas europeus para reverenciar Adolf Hitler (representando a repetição da oitava letra do alfabeto – ‘HH’, de ‘Heil Hitler!’).
A SS
A Schutzstaffel ou SS, a elite do partido nazista, foi fundada por Hitler em 1925 para ser sua guarda pessoal. Sob o comando de Heinrich Himmler, foi responsável por crimes de guerra, perseguições e pelo Holocausto. Após a Segunda Guerra Mundial, foi considerada uma organização criminosa.