
A dona de casa Sônia Rodrigues, 52 anos, viu a conta de água sair de R$ 50 em janeiro para R$ 1,3 mil em março. Uma surpresa, já que afirma ter sempre racionado o consumo, antes mesmo do valor elevado. Segundo a moradora da Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi, nenhum fator justifica a mudança significativa na fatura. Ela busca soluções. Sônia foi uma das consumidores que estiveram no protesto realizado em frente à Corsan na manhã desta quinta-feira (6).
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– É uma falta de água constante. E o povo precisa pegar esses valores absurdos. A maioria das pessoas aqui vive com um salário mínimo e não tem condições de pagar. Isso não pode acontecer. Querem parcelar, mas não temos como. É um valor injusto. E água é vida, gente. Precisamos de água – afirma Sônia.

A manifestação teve início às 8h30min e se estendeu por quase toda a manhã. Em mãos, os protestantes carregavam contas no valor de R$ 400, R$ 500, R$ 1,5 mil e quase R$ 6 mil. Faturas que, segundo eles, não chegam nem perto da média dos últimos meses e causam surpresa. Muitos relataram que não sabiam de onde tirar o valor, que não estava no orçamento. Por isso, desde a última semana, parte dos consumidores se mobilizaram em um grupo de WhatsApp com quase 500 integrantes. Quem esteve à frente foi a autônoma Pâmela Abdalla, 31 anos, moradora do Bairro Carolina:
– Viemos reivindicar o reajuste das faturas. Eu fui uma das pessoas afetadas. De 20 metros cúbicos, foi para 45 em menos de um mês. Outro fator é a falta de água, que acontece direto, hidrantes quebrados. E quem paga isso somos nós. Muitas vezes, a água vem suja e com odor horrível nas torneiras, não podemos beber. As trocas de contadores que acontecem sem nem um responsável autorizar. E após essa troca, vem uma cobrança de R$ 999.
Pâmela, que mora com a filha, recebeu uma fatura de R$ 583 – quase o triplo em relação aos últimos meses. A justificação da Corsan é de que existia um vazamento interno na residência e que a fatura estava correta. Os vereadores Valdir Oliveira (PT), Coronel Vargas (PL), Luiz Fernando Lemos (PDT), Helen Cabral (PT), Alice Carvalho (PSol) e Tubias Callil (PL) acompanharam o protesto.

Respostas da Corsan
Representantes da Corsan acompanharam o protesto e ouviram a parcela dos consumidores no local. O gestor de Relações Institucionais da Corsan, André Finamor, afirma que conversou com os manifestantes e que o serviço vai atender os problemas apresentados – na sede física e nos mutirões que acontecem em outras regiões da cidade.
– Conversamos com os manifestantes. A Corsan está aqui para atendê-los. Está sendo uma manifestação ordeira como tem que ser. Aqui em Santa Maria estamos com seis pontos de mutirão para fazer um atendimento personalizado à população e sanar todas as dúvidas relacionadas a prestação de serviço – explica o gestor da Corsan.
Em relação ao valor contestado pelos consumidores, Finamor afirma que no verão o gasto de água aumenta de 30% a 40%. Outros fatores como erros na leitura, vazamento interno e o próprio aumento no consumo podem explicar aumento na fatura. Segundo ele, equipes técnicas estão realizando vistorias para apurar possíveis problemas na rede de água.

Os mutirões acontecem em seis pontos da cidade (confira locais e horários abaixo). São eles:
- Sede do Procon
- Bairro Tancredo Neves
- Bairro Nova Santa Marta
- Bairro Camobi
- Bairro Lorenzi
- Bairro Salgado Filho
Finamor também recomenda o contato pelos canais oficiais da Corsan para solicitações, pedidos de informação ou comunicados. Para isso, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Homem passa mal durante protesto
Durante o protesto, um homem passou mal durante e precisou ser atendido. Ele era um dos participantes da manifestação. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local e encaminharam o homem ao Pronto Atendimento (PA). Diante do ocorrido, o protesto foi paralisado e retomado após o atendimento.
Relembre
Na manhã do último sábado, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) anunciou medidas para frear os problemas com abastecimento e tarifas de água. O anúncio foi feito após reunião com a diretoria da Corsan e com a diretoria da Agea. Dentre as ações, estão mutirões na cidade para atendimento aos consumidores.
Medidas anunciadas
- Mutirões em cinco locais para atendimento aos consumidores
- Contas que apresentarem problemas terão a cobrança suspensa
- Possibilidade de parcelar a conta em até 18 vezes
- Ligações com a rede de esgoto da Corsan serão feitas no prazo de 60 dias após notificação
Próximos mutirões
Quinta-feira (6) e sexta-feira (7)
Centro
- Local: Procon
- Horário: 8h às 12h e 13h às 18h
- Endereço: Avenida Rio Branco, 639
Região Leste – Bairro Camobi
- Local: Salão da Igreja do Amaral
- Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com possibilidade de atendimento até as 20h)
Região Oeste – Bairro Tancredo Neves
- Local: Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves
- Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com possibilidade de atendimento até as 20h)
- Endereço: Avenida Paulo Lauda, 705
Região Oeste – Bairro Nova Santa Marta
- Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste
- Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (podendo ser estendido até as 20h)
- Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161
Região Sul – Bairro Lorenzi
- Local: Escola CAIC Luizinho de Grandi
- Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com possibilidade de atendimento até as 20h)
- Endereço: Rua Olga Parcianello Lorenzi, sem número
Sábado (8)
Não há atendimento no Procon. Nos demais bairros, os mesmos horários serão limitados.
Troca de Bairro
O local de atendimento na Zona Norte não será mais no Bairro Salgado Filho e sim no Bairro Caturrita, na Capela Santa Rita, Rua Zahie Farret, Vila Negrini. O mutirão funcionará a partir da próxima segunda-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 20h.
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