Operação contra o comércio ilegal de peças automotivas apreendeu mais de 960 toneladas sucatas no primeiro semestre no RS

Operação contra o comércio ilegal de peças automotivas apreendeu mais de 960 toneladas sucatas no primeiro semestre no RS

Foto: Beto Alberto (BD, 08/04/202)

Santa Maria recebeu em abril uma das ações da Operação Desmanche no Estado

A Operação Desmanche fechou o primeiro semestre de 2025 com a apreensão de 965 toneladas de sucatas, uma alta de 134% na comparação com os primeiros seis meses de 2024, quando foram recolhidas 412 toneladas. Criada em 2016, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação reúne as forças de segurança com a missão de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita no Rio Grande do Sul. 

Em 2025, o número de empresas fiscalizadas subiu de 11 para 34 – crescimento de 210%. Já quantidade de cidades visitadas aumentou de nove para 19 neste ano, uma alta de 111%.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​Entre os municípios que receberam ações de fiscalização neste ano, está Santa Maria. A operação ocorreu em abril e reuniu 31 servidores de diferentes órgãos do Estado, além da Polícia Rodoviária Federal.

Conforme a Secretaria da Segurança, a operação efetuou 10 prisões de janeiro a junho, 43% a mais do que nos primeiros seis meses do ano passado, quando sete pessoas foram presas.

A emissão de termos circunstanciados e as notificações dos bombeiros cresceram 162% (de oito para 21) e 136% (de 11 para 26).

O coordenador da Operação Desmanche, tenente-coronel Jefferson Eroni, destaca que o caráter permanente das ações contribuiu para a queda dos índices de criminalidade, em especial do roubo de veículos.

– Com essas ações preventivas e repressivas, ajudamos a contribuir na diminuição de crimes que tenham veículos como alvo. Vale destacar que o número de veículos roubados no Rio Grande do Sul vem caindo ao longo dos anos. Tudo isso é fruto de um trabalho de integração permanente das forças de segurança, do qual a Operação Desmanche faz parte – afirma.


Como denunciar

Qualquer pessoa pode auxiliar na redução de crimes e na atuação dos órgãos de segurança denunciando atividades irregulares pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site Denúncia Digital 181. O sigilo é garantido.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indígenas que ocupam área em Santa Maria estariam sem energia elétrica, e chuveiros teriam sido retirados do local; Seapi nega corte de luz Anterior

Indígenas que ocupam área em Santa Maria estariam sem energia elétrica, e chuveiros teriam sido retirados do local; Seapi nega corte de luz

Projeto Bombeiro Mirim Civil celebra sua 2ª turma com formatura em Santa Maria Próximo

Projeto Bombeiro Mirim Civil celebra sua 2ª turma com formatura em Santa Maria

Polícia/Segurança