notícia falsa

Microempresário confessa que gravou imagens de equipe de saúde de Santa Maria associadas a fake news

da redação*

Foto: Divulgação
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem para o carro e grava com um celular a equipe de saúde

A 4ª Delegacia de Polícia de Santa Maria identificou o autor do vídeo que gravou imagens da equipe de saúde do município associadas a fake news. O microempresário, de 49 anos, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi ouvido nesta manhã na delegacia e confessou a autoria das imagens. 

'Uma pessoa é prejudicada e um profissional acaba com medo' diz dentista que teve imagem associada a fake news

Em depoimento, o homem disse que teria recebido um áudio no Whatsapp de um radialista alertando sobre pessoas vestidas de branco - supostos enfermeiros - que estariam fazendo o teste da glicose de casa em casa e transmitindo o vírus HIV por meio de uma seringa contaminada. Logo em seguida, o microempresário que é morador do Bairro Camobi, saiu para trabalhar na manhã do dia 26 de março, deparou com a equipe de saúde na rua e fez as filmagens. O homem encaminhou o vídeo para a esposa e para um grupo de amigos no Whatsapp. Quando a esposa recebeu as imagens, ela respondeu ao marido que também tinha recebido um áudio relatando o caso, em que uma pessoa, que se identifica como Carol, afirmava que essas pessoas vestidas de branco estavam transmitindo a doença em Camobi. 

O microempresário relatou que gravou as profissionais porque ele e a filha tem diabetes e ficou com medo que isso fosse real. Ele disse estar arrependido e que não imaginava que o vídeo teria tamanha repercussão. 

Um inquérito policial foi instaurado e ele deve responder por calúnia, injúria, difamação e falsidade ideológica. A pena máxima pode chegar a 8 anos e 6 meses de reclusão e multa. 

Agora a polícia trabalha para identificar a autora do áudio - a mulher que se identifica como Carol.

- A gente vai continuar investigando para tentar chegar ao áudio da Carol. Não adianta se esconder atrás de um computador, achar que está anônimo, porque isso não existe. Nós temos uma equipe de excelência e trabalhamos sem descansar para identificar o autor o mais rápido possível - afirma o delegado Antônio Firmino de Freitas Neto.

Profissionais da saúde que espalham vírus HIV é lenda urbana desde os anos 80, diz sociólogo

O CASO
O caso chegou até a polícia após a dentista Carolina Marchesan Felin, 39 anos, que foi filmada junto com uma auxiliar e três estagiárias da Unidade de Saúde Wilson Paulo Noal, de Camobi, registrar uma ocorrência na delegacia. 

A partir do registro, a investigação conseguiu ter acesso a câmeras de segurança na Avenida João Machado Soares e identificou o momento em que o micro-empresário para o carro e filma as profissionais. 

Tudo isso começou após um áudio viralizar nas redes sociais. No áudio, a mulher, que se identifica como Carol, afirma que "aqui em Santa Maria tem um grupo caminhando pelas ruas vestido de enfermeiros indo de casa em casa medir a glicose, se dizendo na enfermagem, e na verdade eles estão picando com agulhas contaminadas com HIV. Não é fake news, está no nosso grupo aqui do Camobi Segura. Foi a própria Brigada Militar que colocou os vídeos e as imagens do pessoal vestido de enfermeiro". Na mensagem, ela ainda conta que isso estaria relacionado ao desafio da Baleia Azul - um desafio da internet que surgiu em 2017 e instigaria os participantes a cumprirem tarefas de automutilação. No final, a autora da postagem ressalta a data que o caso teria acontecido: 26 de março de 2019.

O prefeito Jorge Poozzobom, por meio de seu perfil no Facebook, disse que a prefeitura deve tomar as medidas "judiciais cabíveis". 

*Colaborou Victoria Debortoli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeito de atirar em mulher grávida é preso em Santa Maria Anterior

Suspeito de atirar em mulher grávida é preso em Santa Maria

Jovem é assaltado a caminho de casa no Centro de Santa Maria Próximo

Jovem é assaltado a caminho de casa no Centro de Santa Maria

Polícia/Segurança