Mais de dez agressores que tentaram descumprir medida protetiva foram presos no RS

Lurdinha Matos – Ascom SSP

Mais de dez agressores que tentaram descumprir medida protetiva foram presos no RS

Foto: Polícia Civil

Instalação da primeira tornozeleira eletronica completou cinco meses no RS

O projeto Monitoramento do Agressor, em funcionamento no estado desde junho, já prendeu 11 agressores que tentaram descumprir a Medida Protetiva de Urgência (MPU). Ao ingressar no espaço restrito, os agressores foram contatados para recuar e, com a negativa da ordem, foram detidos na tentativa de aproximação às vítimas. A iniciativa é uma das ações desenvolvidas pelo Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública (RS Seguro).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O resultado demonstra a efetividade do projeto. Nenhum agressor monitorado por tornozeleira eletrônica conseguiu acesso à vítima que portava o celular de emergência disponibilizado pelo programa. Atualmente, são 59* agressores monitorados pela iniciativa do estado.


“Com o projeto Monitoramento do Agressor, reforçamos o atendimento às vítimas e fortalecemos o combate à violência doméstica. Combater o feminicídio é um desafio dos órgãos de segurança, pois, muitas vezes, o crime ocorre de forma silenciosa no ambiente familiar. Por meio de ações de planejamento, os casos seguem diminuindo no estado. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, verificamos uma redução de 19% dos casos", afirma o secretário da segurança pública, Sandro Caron.


Capacitação no estado


Para ampliar o alcance do Monitoramento do Agressor, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI), tem desenvolvido capacitações para as demais regiões do estado. No início de novembro, policiais civis e militares do Vale do Rio dos Sinos receberam treinamento para iniciar o projeto. Até a próxima sexta-feira (17/11), serão realizados os testes para a efetiva implantação do Monitoramento do Agressor na região. Essa foi a sexta etapa da qualificação regional para a ampliação do projeto.


Na próxima segunda-feira (20/11), será iniciada a capacitação no Litoral. A qualificação busca a capacitação local para a defesa das mulheres na tradicional época de veraneio do Rio Grande do Sul. A ação será mais uma das estratégias da segurança pública na Operação RS Verão Total, para o período 2023/24.


O diretor do DCCI, coronel Alex Sandre Pinheiro Severo, destaca a importância do treinamento para prevenir os casos de violência contra a mulher. “Nosso objetivo, com esse treinamento, é ampliar cada vez mais o alcance dessa ferramenta tecnológica, que tem por objetivo otimizar o processo de controle e prevenção dos atos de violência contra a mulher. Com a ampliação dos treinamentos pelo interior do estado, agentes da Policia Civil e da Brigada Militar estarão capacitados para responder às demandas que o sistema nos alcança, ampliando, cada vez mais, a capacidade do estado de acompanhar e prevenir atos de violência que possam ocorrer contra as mulheres acompanhadas pelo sistema e responder a eles de maneira rápida e eficiente”, afirma.


A expectativa é que as capacitações sejam concluídas até o final de 2024, em todo o território estadual.


Mesmo com a capacitação concluída, o DCCI permanecerá com acesso completo ao monitoramento em todo o estado. Assim, caso ocorra qualquer instabilidade no sistema, em alguma região, a central em Porto Alegre imediatamente passa a monitorar a região afetada, para manter a proteção integral das vítimas participantes do projeto, desde que estejam portando o celular.


RS vem apresentando queda de feminicídios


O acumulado de feminicídios no estado, de janeiro a outubro, mostra queda. Desde o início do ano, foram registrados 70 crimes por motivo de gênero no RS, 22 a menos do que no mesmo período de 2022. A queda de 23,9% representa mães, filhas e irmãs que não foram tiradas do seio familiar por um crime brutal.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corpo de Bombeiros forma novos guarda-vidas militares Anterior

Corpo de Bombeiros forma novos guarda-vidas militares

Polícia Civil realiza operação no combate a homicídios em Santa Maria Próximo

Polícia Civil realiza operação no combate a homicídios em Santa Maria

Polícia/Segurança