direito

Justiça quer agilizar obtenção de medidas protetivas para vítimas de violência doméstica no Estado

João Pedro Lamas

Foto: Renan Mattos (Diário)

Um formulário disponibilizado para as vítimas de violência doméstica no momento do registro da ocorrência junto à delegacia de polícia deve ajudá-las na obtenção de medidas protetivas contra o agressor. Ele vai ajudar operadores do sistema de justiça, conforme a Justiça Estadual, a identificar o grau de risco a que as mulheres estão expostas.

Dependendo das respostas, o atendimento deverá recomendar, por exemplo, o afastamento do agressor do lar, o direcionamento da mulher para um abrigo, o encaminhamento do autor da violência para um programa de reflexão psicossocial, orientação para serviços de emprego e renda e condução das vítimas a programas de apoio psicológico.

OUÇA: mãe conta como descobriu que seu filho era abusado por homem que se passava por treinador de futebol

Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o documento foi lançado no final de 2018. No Rio Grande do Sul, o projeto-piloto ocorre em em Porto Alegre, junto à Delegacia da Mulher. A ideia da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar é ampliar para todo o Estado.

O QUESTIONÁRIO

As perguntas são aplicadas à vítima ainda na Delegacia de Polícia, ajudando os profissionais do sistema de Justiça a reconhecer o nível de periculosidade da situação de violência a que a mulher é submetida - risco extremo, grave ou moderado.

As informações coletadas vão chegar a um juiz, que detém o poder de decisão quanto à necessidade da medida protetiva - ela pode ser concedida de imediato. Além disso, esses dados ajudam a identificar fatores de risco.

As questões tratam da vida da vítima e do autor da violência e as agressões que a mulher sofreu por exemplo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem pede ajuda à polícia após ser agredida e ex-companheiro é preso em Santa Maria Anterior

Jovem pede ajuda à polícia após ser agredida e ex-companheiro é preso em Santa Maria

Jovem é preso após roubo em farmácia de Cruz Alta Próximo

Jovem é preso após roubo em farmácia de Cruz Alta

Polícia/Segurança