Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)
A Polícia Civil de Santa Catarina segue investigando a morte do fisiculturista e personal trainer santa-mariense Valter de Vargas Aita, 41 anos, ocorrida no dia 7 de setembro em Chapecó. O delegado regional, Rodrigo Moura, informou que o inquérito conduzido pela Delegacia de Homicídios está em fase final de apuração e pode ser concluído nos próximos dias.
— Provavelmente, com a conclusão da investigação, a Delegacia de Homicídios vai fazer uma divulgação geral para toda a imprensa. Seguimos trabalhando no caso e esperamos encerrar o inquérito em breve, mas ainda não há data específica. É um caso que tem certa complexidade, então precisamos agir com seriedade para dar uma resposta correta — diz o delegado.
Suspeita segue presa
A principal suspeita do crime é Andrea Carvalho Aita, 43 anos, companheira da vítima. Ela também ficou ferida durante o episódio e, após receber alta hospitalar, foi levada ao Presídio Feminino de Chapecó, onde cumpre prisão preventiva de 30 dias. Contra Andrea, havia ainda um mandado de prisão em aberto no Rio Grande do Sul, em razão de uma condenação a 15 anos por tentativa de latrocínio (roubo com morte) durante um assalto, em Santa Maria.
O caso segue sob sigilo devido aos desdobramentos envolvendo o histórico da investigada, que podem ter relação com a motivação do crime.
Relembre o caso
O fisiculturista e personal trainer santa-mariense Valter de Vargas Aita, 41 anos, foi morto a facadas no domingo (7) em Chapecó, Santa Catarina. Ele foi encontrado caído na escada do prédio onde morava, com ferimentos na barriga, pescoço, rosto e costas.
De acordo com informações, manchas de sangue espalhadas pelo prédio indicam que a vítima tentou buscar socorro antes de morrer. O crime teria ocorrido dentro do apartamento do casal, embora a motivação ainda esteja sob apuração.
Natural de Santa Maria, Valter Aita construiu sua trajetória profissional entorno do fisiculturismo e do trabalho como personal trainer. Conhecido por Valtinho, ele compartilhava treinos, dicas de saúde e o cotidiano da prática esportiva nas redes sociais, acumulando mais de 10 mil seguidores.
Ele foi vice-campeão mundial pela World Fitness Federation. Por cinco vezes, venceu o campeonato estadual de fisiculturismo de Santa Catarina.