Instalação de delegacia especializada para coibir abigeatos é discutida em Santa Maria

Instalação de delegacia especializada para coibir abigeatos é discutida em Santa Maria

Foto: Samuel Marques (PMSM / Divulgação)

Com o objetivo de reforçar o combate aos crimes rurais na Região Central, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) realizou uma reunião no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Santa Maria. O encontro, que ocorreu na última quinta-feira (16), foi presidido pelo prefeito Rodrigo Decimo e teve como pauta principal a instalação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) no município.


Durante a reunião, foi discutida a possibilidade da cedência de um prédio público para abrigar a nova unidade policial. A Decrab deve atender não apenas Santa Maria, mas também municípios da região, como Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Lajeado.

— O êxito dos esforços pela segurança pública de Santa Maria passa pela integração, que é peça fundamental das reuniões do nosso Gabinete de Gestão Integrada. Vamos unir esforços para atender esta demanda do governo do Estado e contribuir com o combate aos crimes rurais em Santa Maria e região — afirmou o prefeito Rodrigo Decimo (PSD).


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A proposta foi apresentada ao município pelo diretor da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab), delegado Heleno dos Santos, e por Antônia Scalzilli, representante da Secretaria da Casa Civil do Estado, em encontro recente com a vice-prefeita Lúcia Madruga (Progressistas) e o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.


Para o secretário, a chegada da delegacia especializada representa um avanço importante na proteção da população do campo:


— Nossa cidade tem muito a ganhar com a vinda desta delegacia, assim como toda a região. Estamos comprometidos em atender a solicitação da Polícia Civil e, junto da sociedade civil organizada, acolher essa estrutura que vai garantir um combate mais efetivo aos crimes rurais e ao abigeato, trazendo mais tranquilidade aos produtores — destacou Getúlio de Vargas.


Também participaram da reunião o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz; o presidente da Associação Rural de Santa Maria, Rodrigo Ribas; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, Luiz Fernando Pacheco; o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Sandro Nunes, e o secretário adjunto de Governança, Carlos Vianna.


*Com informações da prefeitura Municipal de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Suspeito de planejar assalto em aeroporto do Estado é preso Anterior

Suspeito de planejar assalto em aeroporto do Estado é preso

Vítima do 33º homicídio do ano é sepultada em Santa Maria Próximo

Vítima do 33º homicídio do ano é sepultada em Santa Maria

Polícia/Segurança