Incêndio em shopping no Iraque faz dezenas de vítimas

Incêndio em shopping no Iraque faz dezenas de vítimas

Foto: Iraqi News Agency

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite de quarta-feira (16), o Corniche Hypermarket, um shopping recém-inaugurado de cinco andares na cidade de Kut, na província de Wasit, no leste do Iraque. Segundo autoridades locais, ao menos 69 pessoas morreram e 11 estão desaparecidas. Outras 45 foram resgatadas com vida pela Defesa Civil.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O fogo teria começado no setor de perfumes e cosméticos, possivelmente provocado pela explosão de um aparelho de ar-condicionado. As chamas se alastraram rapidamente por todo o edifício, que, segundo o The Washington Post, não contava com saídas de emergência adequadas, alarmes ou sistemas de combate ao fogo.


Vítimas e resgate

Entre as vítimas estão mulheres, crianças e ao menos 14 corpos carbonizados ainda não identificados. A maioria das mortes foi causada por asfixia. Muitos corpos foram encontrados nos banheiros do shopping, de acordo com o jornal El País.


Reações das autoridades

O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, classificou a tragédia como resultado de "negligência e corrupção". Ele afirmou que os responsáveis serão identificados e responsabilizados.


Já o governador da província de Wasit, Mohammed al-Miyahi, decretou três dias de luto oficial e anunciou que processos serão abertos contra os responsáveis, incluindo o proprietário do edifício e a administração do shopping.


Uma comissão investigativa foi criada para apurar as causas do incêndio. Os resultados preliminares devem ser divulgados em até 48 horas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Defesa de jovem acusado de matar vereadora em Formigueiro diz que cliente teria sido pressionado a confessar o crime Anterior

Defesa de jovem acusado de matar vereadora em Formigueiro diz que cliente teria sido pressionado a confessar o crime

Polícia Civil prende homem suspeito do crime da geladeira em Santa Maria Próximo

Polícia Civil prende homem suspeito do crime da geladeira em Santa Maria

Polícia/Segurança