Foto: Maurício Barbosa
Durante a operação, com apoio do canil do BP Choque da Brigada Militar, policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão e encontraram cerca de um quilo de maconha
A Polícia Civil identificou quatro pessoas durante a investigação que apura ameaças e extorsão a empresários de Santa Maria. Três dos investigados foram presos por policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na manhã desta sexta-feira (26). Outras duas foram presas em flagrante por tráfico de drogas no cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Ao todo, são quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão deferidos pela Justiça.
Segundo as investigações, o mentor do crime está preso na Penitenciária Modulada de Ijuí, e de lá dava ordens para comparsas. Ele foi informado do novo mandado de prisão em sua cela, onde os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão. A companheira dele foi presa, pois segundo as investigações ela era responsável por pela parte financeira, por dar local e alimentação para os integrantes do grupo. Dois criminosos foram identificados pela polícia teriam ido de moto até uma loja, colocado fogo em um carro e fugido do local pouco depois. Um deles ainda não foi localizado e é considerado foragido.
Segundo a polícia, eles ligavam para empresários da BR-287, a Faixa de São Pedro do Sul, faziam ameaças e pediam dinheiro em troca de segurança para as empresas. Um carro chegou a ser incendiado pelo grupo. O prejuízo ao proprietário foi de aproximadamente R$20 mil. Mais de 20 vítimas procuraram a polícia para fazer o registro ocorrência. Nenhum empresário confirmou à polícia que pagou após ser ameaçado.
Um dos empresários que foi ameaçado pelos criminosos comemorou ao saber que o grupo foi identificado e preso.
-Da um alivio, uma tranquilidade de poder trabalhar agora com essa resposta da polícia.
Só em saber que alguém já foi preso, já é um alivio - diz a vítima.
A operação foi denominada de Nero, pois o imperador Nero Cláudio César Augusto Germânico foi acusado de incendiar a cidade de Roma no ano de 64 depois de cristo.
Flagrante
Durante a operação, os policiais cumpriram também um mandado de busca e apreensão em uma casa no Bairro Chácara das Flores, onde funciona uma reciclagem. O local é alvo de uma investigação de tráfico de drogas. O casal proprietário foi preso em flagrante após cães do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BP Choque) que deram apoio na operação encontrarem porções de maconha em um terreno ao lado da casa. A droga apreendida pesou quase um quilo. Os dois foram algemados, levados à Draco para prestar depoimento e depois foram levados à Delegacia e Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi feito o registro do flagrante de tráfico. O homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) e a mulher à ala feminina do Presídio Regional de Santa Maria.
Ameaças
Empresários de Santa Maria foram ameaçados e extorquidos por supostos integrantes de facções criminosas. Eles estariam sendo cobrados a pagar uma “caixinha mensal” como forma de segurança para que as lojas e estabelecimentos comerciais não sejam atacados. Além de revendas de veículos, lojas de outros ramos e escritórios também já teriam sido contatados pelos criminosos. Áudios e mensagens com ameaças circulam entre as vítimas.
As intimidações teriam começado no ano passado, quando alguns empresários receberam as primeiras mensagens pedindo dinheiro. Neste ano, os contatos recomeçaram e um carro foi incendiado pelos criminosos. Uma lista com nomes de empresas com números de telefones circulou nas redes sociais. Na maioria dos casos, os criminosos estariam entrando em contato para ajustar os valores, mas em outros, já teriam exigido o pagamento de R$ 600, não se sabe se por mês ou por semana.
O que é extorsão
- Extorsão é o ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem econômica
- É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro