segurança

Exército promove seminário para diminuir acidentes e mortes de trânsito

Camila Gonçalves


Foto: 4ª Batalhão Logístico do Exército
Evento faz alerta sobre comportamento e índices

A redução do número de acidentes e vítimas no transito é o objetivo do 3º Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva, promovido pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada do Exército. A programação teve início na manhã de desta quarta, no auditório do quartel general da 6ª Brigada. Autoridades e especialistas sobre o assunto falaram sobre direção defensiva, responsabilidade penal, administrativa e civil, número de acidentes sobre duas rodas, entre outros temas. Cerca de 200 militares e representantes da sociedade civil participaram dos painéis.

Corpo de Bombeiros vive adaptação pós desvinculação da BM

De acordo com o comandante do 4ª Batalhão Logístico, coronel Jetson Turquiello Machado da Silva, a ação faz parte do Programa de Redução de Acidentes desenvolvido pela instituição, e é motivada pelo compromisso assumido pelo Brasil dentro da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. O pacto foi proposto pela organizações das Nações Unidas (ONU).  

- A ideia é fazer nossa parte e reduzir o número de acidentes e óbitos de moto ou carro, através da conscientização. O objetivo maior é preservar vidas, do próprio condutor e das pessoas que ele leva. Uma vida que a gente salva com uma ideia-força que é lançada aqui já é muita coisa - defendeu o coronel Jetson.

Um dos palestrantes foi o diretor institucional interino do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Sul (Detran-RS), tenente-coronel André Córdova. De acordo com ele, houve uma redução de 7,2% dos acidentes com morte e de 6,8% de vítimas fatais no Estado, no primeiro trimestre desde ano, em relação ao ano passado. As estatísticas são as melhores desde que o Detran adotou o novo método de contagem, em 2007, que considera mortes decorrentes dos acidentes nos 30 dias após o fato. No entanto, a sensibilização ainda é necessária. Córdova explica que um público especial ainda precisa migrar para o uso de aplicativos ou ao sistema de transporte solidário depois de ingerir bebidas alcoólicas: as pessoas de 30 a 59 anos. Os motoristas da faixa etária entre 24 a 28 anos já abrem mão da direção nesses casos.

Em menos de duas horas, quatro pedestres são assaltados em Santa Maria

- A falta de atenção é o principal fator para o elevado número de mortes no Estado, seja a falta de atenção por estar manipulando um celular seja pela pela ingestão de bebida alcoólica. Quando tu combinas excesso de velocidade, que é a nossa principal infração no Estado, com ingestão de bebida e celular, a chance de alguém se envolver num acidente letal é gigantesca, vai a quase 80% para ela e para os demais usuários do sistema de trânsito. Ações como esta de reafirmação da importância da atenção no trânsito contribuem decisivamente para que a pessoa torne isso um hábito na sua vida - declarou Córdova. 

O evento continua, nesta quinta-feira, das 8h às 17h, com palestras e debates sobre trânsito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: PM à paisana agride segurança de distribuidora de bebidas Anterior

VÍDEO: PM à paisana agride segurança de distribuidora de bebidas

Próximo

Em menos de duas horas, quatro pedestres são assaltados em Santa Maria

Polícia/Segurança