
Foto: Nathália Schneider (Diário)
Muro de Viaduto da Gare é reforçado na tarde desta quarta-feira
Um estudante do curso de Teatro (licenciatura) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu de um muro no viaduto da Gare na madrugada desta quarta-feira (9). O fato aconteceu ao final da comemoração da Calourada de Inverno, que ocorre nesta semana no local.
A área conta com grades instaladas para fazer a segurança dos calouros, mas o estudante teria se desequilibrado e caído de uma altura de aproximadamente 4 metros. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava perto do local quando foi informada por uma guarnição da Brigada Militar (BM) de que o Cristian teria caído.
O Samu socorreu a vítima, que estava inconsciente. Ele foi levado para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Identificado como Cristian dos Santos de Oliveira, 31 anos, o estudante foi submetido à cirurgia durante esta tarde. Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o estado de saúde ainda é considerado grave.
Durante a madrugada, a mãe do estudante, que reside em Rosário do Sul, foi informada sobre o acidente. Nesta manhã, ela veio a Santa Maria para acompanhar o filho.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nesta tarde, o Diário conversou com Bernardo Kaminski, estudante de Processos Químicos da UFSM e amigo de Cristian. Durante a segunda noite da Calourada de Inverno, Bernardo conta que ele e outros amigos, incluindo Cristian, estavam na festa antes de o acidente acontecer.
Na hora de ir embora, Bernardo e Cristian estariam abraçados e, ao trocar de lado para ajudar Cristian, ele acabou caindo sobre o gradil de metal, que cedeu. Com isso, Cristian caiu do viaduto, indo parar na pista da Avenida Rio Branco.
— Ele perdeu o equilíbrio. Logo quando ele caiu, o Gabriel (outro amigo) foi logo atrás, ele desceu, pulou o muro e tirou a grade de cima do Cris. Eu fui atrás e fui socorrer o Cris. Logo a polícia já chegou e avisaram o Samu. Os paramédicos fizeram o primeiro atendimento e já viemos para o Husm — recorda.
A coordenadora do curso de Teatro, Marcia Berselli, esteve no hospital durante o dia para acompanhar a situação de saúde do aluno e dar suporte para a família.
— A gente sabe das realidades dos estudantes que não são naturais daqui e que não tem família aqui em Santa Maria. A gente fica bem atenta a essas questões sempre. O atendimento aqui no Husm está sendo bastante atencioso. A UFSM está dando todo um suporte tambem. Eu acionei a direção do Centro de Artes e Letras, que também se colocou à disposição de procurar uma estada para a mãe do Cris, além do suporte para o deslocamento dela — destaca.
A prefeitura de Santa Maria se pronunciou sobre o assunto por meio de uma nota. Confira:
"A Prefeitura de Santa Maria e demais órgãos de segurança envolvidos na Calourada de Inverno 2023 informam que estão acompanhando a situação do homem de 31 anos que caiu do viaduto da Avenida Rio Branco, junto à Gare, durante a dispersão da festa na madrugada desta quarta-feira (9), e reforçam que todos os atendimentos médicos foram prontamente prestados à vítima, que está no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A Prefeitura e os demais organizadores da Calourada se solidarizam com a vítima e com os seus familiares e amigos.Para a continuidade da festa nos demais dias, será reforçada a segurança em relação à estrutura dos gradis montada desde o primeiro dia do evento no local, bem como no entorno do restante da estrutura.
A Prefeitura segue acompanhando o estado de saúde da vítima, que, até esta manhã, era considerado grave."
Na tarde desta quarta, uma equipe da prefeitura reforçou o local com mais grades e tapumes. Questionado a respeito de um reforço fixo, o Executivo informou que após a Calourada a questao será avaliada.