Diante do crescimento dos casos de feminicídio no Rio Grande do Sul nos últimos meses, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul lança o projeto “Defensoria Pública para Elas”, uma iniciativa permanente de enfrentamento à violência contra a mulher. A solenidade de lançamento ocorrerá nesta terça-feira (8) pela tarde, na Rua Professor Freitas e Castro, ao lado do Palácio da Polícia, em frente à Delegacia da Mulher (Deam).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O projeto, que será coordenado pelo Núcleo de Defesa da Mulher, estabelece ações práticas para combater a violência doméstica e o feminicídio. Os objetivos são: conscientizar a sociedade sobre todas as formas de violência contra a mulher; incentivar a denúncia e romper o ciclo de silêncio; oferecer acolhimento jurídico e psicossocial às vítimas; estimular a educação para a igualdade de gênero desde os primeiros anos escolares; criar uma rede interinstitucional sólida de proteção e reinserção social; e reconhecer e valorizar estabelecimentos que apoiam vítimas de violência doméstica.
Um dos pontos principais do projeto é o lançamento do selo “Este estabelecimento é parceiro da Defensoria Pública no combate à violência contra as mulheres”, concedido pela instituição a empresas que empregarem vítimas de violência.
Outra medida importante, voltada à melhoria do atendimento às vítimas, é o início da operação de uma unidade móvel, que passará a funcionar permanentemente ao lado da Delegacia da Mulher, no Palácio da Polícia.
*Com informações da Defensoria Pública do RS
Leia mais:
- Santa Maria e outros quatro municípios da região têm decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal
- Homem com sinais de embriaguez é preso após efetuar disparos com arma dentro de casa em Santa Maria
- Carro de aplicativo capota em trecho da RSC-287; Passageiro é encaminhado ao Husm