Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Destruição de cocaína, maconha e drogas sintéticas foi autorizada pela justiça.
A Polícia Federal realizou na tarde desta segunda-feira (5), a queima de drogas apreendidas nos últimos meses pela delegacia de Santa Maria. Foram incinerados 62 quilos de cocaína, 15 quilos de maconha, 988 comprimidos ecstasy, 250 pontos de LSD, 48 frascos de lança-perfume, 200 gramas de haxixe e 300 ml de cloridrato de cetamina (anestésico).
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a escolta dos entorpecentes até o local da incineração, uma empresa frigorífica da região. A destruição foi autorizada pelas Justiças Federal e Estadual. Representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria acompanharam o processo.
O volume de drogas incineradas corresponde às apreensões realizadas pela PF e pela PRF nos últimos 10 meses. É o que conta o chefe da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria, delegado Anderson Rodrigo Andrade de Lima:
– A Polícia Federal, enquanto polícia judiciária, ela tanto realiza diretamente apreensões, naquilo que chamamos de flagrantes internos, que é quando uma investigação da PF resulta em uma apreensão de drogas; como também apreende, legalmente falando, drogas de outras instituições policiais, como a PRF e a polícia militar. Nesta incineração haviam drogas tanto da PF como da PF.
A ação faz parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no dia 26 de junho. A data foi definida pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 1987. Através do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas da Polícia Federal (GPRED), a PF em Santa Maria realizará palestras educativas em escolas de Santa Maria.
– Nesse mês de junho a Polícia Federal realiza uma série de ações que fazem alusão à prevenção ao uso indevido de drogas, e essa incineração está no escopo destas várias medidas que serão realizadas no mês de junho. Nós temos também a previsão de visitas e palestras em escolas, feito mediante um agendamento com o GPRED, e também estamos prevendo receber uma escola aqui na delegacia para conhecer nossa unidade – conta o delegado.