trânsito bloqueado

Caminhão com três toneladas de explosivos tomba e provoca bloqueio na BR-290

Caminhão com três toneladas de explosivos tomba e provoca bloqueio na BR-290

Um caminhão carregado com três toneladas de explosivo a base de nitrato de amônio e outros materais tombou e saiu da pista na BR-290. O trecho é conhecido como uma das alternativas de trajeto entre Santa Maria e Porto Alegre. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na altura do km 172, no município de Butiá, a cerca de 85 quilômetros de Porto Alegre. Com o ocorrido, o trecho da BR-290 permaneceu bloqueado durante a tarde, sendo liberado apenas às 22h30min.

Acidente

Por volta das 15h, o veiculo, que trafegava no sentido capital-interior, saiu da pista sozinho. O motorista sofreu lesões leves e foi socorrido em estado estável. fluxo foi interrompido nos dois sentidos e o local do acidente foi isolado em um raio de 2 quilômetros, que era a projeção de alcance de uma eventual explosão da carga.  

Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar de São Jerônimo atenderam a ocorrência. Segundo a PRF, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar, da Polícia Federal e do Exército Brasileiro também estiveram no local para fazer a remoção segura dos explosivos e carregá-los para outro caminhão. 

Remoção da carga

A ocorrência mobilizou policiais federais especialistas em explosivos e equipes do Bope da Brigada Militar. Os integrantes do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) são responsáveis pela análise do risco de explosão e por orientar a empresa responsável pela remoção da carga.

O caminhão transportava três toneladas de ANFO (Amonian Nitrate Fuel Oil). Conforme a PF, o explosivo identificado é similar ao produto que causou a explosão de grandes proporções em um depósito no Porto de Beirute, no Líbano, em 2020. Esse tipo de explosivo é utilizado em pedreiras para a extração de calcário.

A projeção dos especialistas é de que, se ocorresse, a explosão poderia romper o trecho da rodovia onde o caminhão tombou e estilhaços poderiam atingir até dois quilômetros de distância do local.

* Com informações do Portal de Notícias


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulher é presa por tráfico ao entregar pedras de crack para o companheiro durante audiência no Fórum de Santa Maria Anterior

Mulher é presa por tráfico ao entregar pedras de crack para o companheiro durante audiência no Fórum de Santa Maria

Bebê atropelado em Itaqui recebe alta hospitalar após 26 dias internado Próximo

Bebê atropelado em Itaqui recebe alta hospitalar após 26 dias internado

Polícia/Segurança