segurança

Após ataques, Mata ganha reforço de policiamento

Camila Gonçalves

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Segundo ataque a agências bancárias e comércio, em menos de um mês, deixou temor na população

Comunidade e forças de segurança têm dado as mãos temendo uma nova ação criminosa em Mata. A cidade foi alvo de ataques de quadrilhas por duas vezes em menos de 30 dias. O arrastão mais recente teve como alvos duas agências bancárias e seguiu por duas lojas, uma lotérica e um clube recreativo, na madrugada de 7 de março. Em 1º de fevereiro, duas agências bancárias foram explodidas e uma terceira foi arrombada.

A boa notícia é que o efetivo da Brigada Militar (BM) em Mata ganhou reforço de policiais militares de Santiago. Mata possui cinco PMs, que cumprem turnos entre meio-dia e meia-noite. O 5º Regimento de Polícia Montada (RPMon) cedeu três policiais para rondas nas madrugadas. Desde a segunda-feira, o grupo faz as rondas das 18h às 6h. Antes disso, a complementação estava a cargo da equipe do 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Escola de Formação de Sargentos recepciona 240 novos alunos

Segundo o comandante do 5ª RPMon, major Eldo Amaral Franco, a articulação do reforço é orientada pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Central:

- Dentro da nossa disponibilidade de efetivo, estamos tentando evitar novos delitos no município, explica.

No sentido de aumentar o efetivo, o deputado estadual Miguel Rosso Bianchini (PPL) encaminhou um requerimento ao secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer, e ao comando-geral da BM. O pedido sugere a substituição de policiais militares da guarda externa dos presídios por militares da reserva nas cidades do Vale do Jaguari. Para o deputado, o fim da atribuição da guarda externa nos presídios pela Brigada Militar possibilita o uso desses policiais nas ruas da região, beneficiando, inclusive, Mata.

Cidade que adotou cercamento eletrônico reduziu crimes em até 55%

Uma das ideias discutidas para solucionar a defasagem de policiais militares na cidade é a implantação de um sistema de cercamento eletrônico com câmeras de videomonitoramento. Para reunir dinheiro para projetos como esse, empresários e representantes da comunidade de Mata criaram uma campanha de arrecadação. O grupo também criou um Conselho Municipal de Segurança Pública.

O prefeito de Mata, Sérgio Bruning, contou que até agora a campanha já reuniu R$ 4 mil. O destino do valor arrecadado, somado a um aporte de recursos da prefeitura, será uma decisão dos membros do conselho. Segundo o prefeito, os vereadores colocarão em votação um projeto de lei para criar o conselho e, assim, dar força institucional à entidade:

- Vamos conversar se o investimento será em câmeras de monitoramento, conserto de viaturas ou outra demanda da segurança.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dois adolescentes estão desaparecidos desde domingo em Santa Maria Anterior

Dois adolescentes estão desaparecidos desde domingo em Santa Maria

Casal é preso com anabolizantes contrabandeados em Cruz Alta Próximo

Casal é preso com anabolizantes contrabandeados em Cruz Alta

Polícia/Segurança