segurança

'O incêndio não começa do nada, ele é um fogo que sai do controle', conta o comandante do 4ªBBM

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Em entrevista ao programa Direto da Redação, na TV Diário e nas redes sociais, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4ºBBM) de Santa Maria, tenente-coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, falou sobre a atuação do bombeiros em meio à pandemia, a chegada de novos equipamentos recebidos pelo efetivo e sobre a chegada do Verão, o que aumenta os incêndios em vegetações. Na quarta-feira, Sallet também conheceu a sede do Diário, em Camobi, e o novo site, o Bei

VÍDEO: adolescente é assassinado no pátio de casa em Santa Maria

Em relação ao atual momento, o tenente-coronel explicou que não houve nenhuma alteração significativa no trabalho do efetivo. Foram mudados os protocolos de atendimento, com a implementação do uso de máscaras e, durante os primeiros meses, o efetivo foi dividido para evitar as aglomerações, o que não prejudicou os serviços prestados. 

O tenente-coronel que foi chefe da sessão de prevenção a incêndios, em Santa Maria, no período após a tragédia da boate Kiss, contou, durante entrevista, que a experiência foi muito desafiante:

- Na oportunidade de chefiar a sessão foi quando estava sendo construída a legislação de prevenção de incêndio, que, hoje, nós temos já evoluída. Então, nós acompanhamos essa construção e ajudamos com algumas ideias, o que agora traz mais segurança tanto para os usuários da edificações quanto para os responsáveis técnicos.  

Polícia Civil de Santa Maria e Santiago vai receber veículos e fuzis

Sobre os novos equipamentos que o 4ºBBM recebeu, o comandante conta que o novo caminhão auto bomba tanque (de apagar incêndio), fruto da última Consulta Popular, que foi destinado a São Pedro do Sul, e os equipamentos de proteção individual (RPIs) e de proteção respiratória (EPRs) para São Sepé e Caçapava do Sul, vão trazer um grande retorno no atendimento à comunidade. 

Com a proximidade do Verão, estação conhecida pela escassez das chuvas, Sallet alerta sobre o cuidado que as pessoas devem ter com as matas. Segundo ele, nós estamos deixando a época dos descuidos com fogões a lenha e lareiras ecológicas e indo para a época dos descuidos de fogo em campo:

- Nenhum incêndio começa do nada. Ele é um fogo que sai do controle. O que pode queimar muitos hectares, o que pode colocar em risco a vida de pessoas e queima de residências. 

Conforme Sallet, cuidados como não largar tocos de cigarro e não queimar lixos são atitudes que podem evitar os incêndios.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: 9 toneladas de drogas são incineradas no Estado Anterior

VÍDEO: 9 toneladas de drogas são incineradas no Estado

Polícia Civil de Santa Maria e Santiago vai receber veículos e fuzis Próximo

Polícia Civil de Santa Maria e Santiago vai receber veículos e fuzis

Polícia/Segurança