Falta de iluminação prejudica o acesso dos usuários na UPA 24h de Santa Maria

Falta de iluminação prejudica o acesso dos usuários na UPA 24h de Santa Maria

Foto: Oneide Moura/Reprodução

Se, ao passarmos por ruas mal iluminadas, a sensação de insegurança e aflição aumenta, imagina ter esta mesma inquietação no momento de acessar um serviço médico. Os usuários que buscam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h em Santa Maria reclamam da insegurança ao se deslocar no pátio da unidade. Ela fica na Rua Ary Lagranha Domingues, Bairro Itararé, em um prédio anexo ao Hospital Casa de Saúde. É administrada pela Sefaz por meio de um convênio com a prefeitura.

Conforme relato de quem passa todos os dias pelo local, a única fonte de luz é um refletor que ilumina muito pouco a entrada e o deslocamento dos pedestres e automóveis. E muitas vezes, ele não está funcionando.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Insegurança e desconforto foram as primeiras sensações do aposentado Oneide Moura, 65 anos, logo na chegada a UPA 24h, na última segunda-feira (19), por volta das 20h.

–  Logo que entramos, dá para ver só a iluminação da fachada e da porta da UPA. Qualquer pessoa que entra, pode estar a pé ou de carro, corre o risco de ser assaltado. Uma palavra muito usada hoje é acolhimento e, naquele momento, não me senti acolhido. E essa realidade não é só na UPA, como de outros postos de saúde – relata o usuário.

LEIA MAIS 

Resposta ao problema 

A reportagem questionou a prefeitura de Santa Maria quanto à situação. O Executivo se pronunciou por meio de nota. Segue na íntegra: 

Em função de a Prefeitura e a Casa de Saúde / UPA atuarem de forma conjunta neste caso, nos manifestamos da seguinte forma:

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, explica que a manutenção sempre é realizada quando identificados os pontos de iluminação pública que não estão funcionando ou por solicitação dos gestores do Hospital Casa de Saúde e da UPA.

Os problemas já identificados junto ao sistema de iluminação do pátio da instituição de saúde se dão em virtude do vandalismo registrado no sistema de fornecimento de energia elétrica. Conforme relatório da última ocorrência, registrada na polícia, houve furto de cabos. 

Até o final desta semana, uma equipe da Prefeitura fará uma revisão em todo o sistema de iluminação do local para identificar os problemas e, após, realizar o conserto.

Reforça-se, ainda, que agentes da Guarda Municipal realizam rondas constantemente no local. Segundo a administração das instituições de saúde, a guarita da entrada principal está desativada há anos. Porém, há porteiros nas entradas da UPA e do Hospital Casa de Saúde. 

Ainda, há uma empresa contratada que faz a rondas no pátio e no estacionamento e, após retornam para a guarita do Hospital. Também há câmeras na área interna e externa das duas instituições para acompanhar a segurança.” 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Penal coordena operação integrada entre as forças de segurança na Pesm Anterior

Polícia Penal coordena operação integrada entre as forças de segurança na Pesm

Homem é preso após assaltar taxista em São Sepé Próximo

Homem é preso após assaltar taxista em São Sepé

Polícia/Segurança