Causa da morte de motoboy abordado pela Brigada Militar na Nova Santa Marta foi overdose de drogas, diz laudo da perícia

Causa da morte de motoboy abordado pela Brigada Militar na Nova Santa Marta foi overdose de drogas, diz laudo da perícia

Foto: Reprodução

Márcio Campos Souza estaria em surto quando foi abordado por três policiais militares na noite de 8 de janeiro deste ano na Rua Evangelista Marcos

A causa da morte do motoboy Márcio Campos Souza, 45 anos, foi overdose devido ao uso de drogas. A conclusão é do laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP), divulgado nesta terça-feira (19).

 
Souza morreu horas depois de ser abordado pela Brigada Militar na noite de 8 de janeiro na Rua Evangelista Marcos, no Bairro Nova Santa Marta. O motoboy estaria em surto devido ao uso de drogas e precisou ser contido com algemas e uso de arma de choque por três policiais militares. A atuação dos PMs foi filmada por um morador da região.

 
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo a BM, a vítima estaria bastante alterada, falando sozinho, chutando um poste de luz e danificando a fiação da rua. Por estar sem camisa, Campos sofreu lesões nas costas, braços, barriga, pernas e rosto durante a ação para contê-lo. Após ter sido imobilizado, ele foi encaminhado pelo Samu ao Pronto Atendimento (PA) do Patronato ainda na noite do dia 8. Na madrugada do dia 9, foi levado para a UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu por volta das 7h.


A analise toxicológica no sangue de Campos detectou a presença de cocaína, e também de "cetamina, lidocaína e midazolam", substâncias anestésicas e sedativas. O motoboy acabou sofrendo infarto e hemorragia cerebral provocados pela superdosagem de cocaína.

 
Segundo o delegado de Homicídios, Marcelo Arigony, o inquérito sobre a morte de Campos deve ser concluído até quinta-feira (21), apontando que a vítima morreu por overdose.

Márcio Campos Souza morreu na manhã de 9 de janeiro na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) Foto: Arquivo Pessoal

Família cobra explicações


Desde o fato, a família do motoboy cobra explicações das autoridades, alegando que houve excesso na abordagem policial. Colegas de profissão chegaram a realizar uma manifestação de protesto pelas ruas da cidade.


 A Brigada Militar instaurou procedimento para apurar a condutora dos PMs. Na tarde desta terça-feira, o comando da BM informou que aguardava o laudo para poder concluir a investigação. Após finalizar o procedimento, a corporação irá se manifestar sobre o caso.

Já a defesa dos policiais militares, feita pelo advogado Matheus Quartieri, informou que recebeu o laudo do IGP e está analisando o caso para se posicionar. Desde o início, Quartieri alega que os policiais são inocentes. Em nota divulgada em janeiro, o advogado informou que "os policiais militares agiram de forma técnica, moderada e proporcional diante da reação do indivíduo, o qual estava sob efeitos de entorpecentes e se negou a obedecer a ordem de abordagem".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é preso após descumprir medida protetiva em Santa Maria Anterior

Homem é preso após descumprir medida protetiva em Santa Maria

Preso suspeito de assaltar taxistas em Santa Maria Próximo

Preso suspeito de assaltar taxistas em Santa Maria

Polícia/Segurança