11 pessoas são autuadas pela lei que proíbe o consumo de álcool em via pública neste fim de semana

11 pessoas são autuadas pela lei que proíbe o consumo de álcool em via pública neste fim de semana

Foto: Marcelo Oliveira (Divulgação/PMSM)

A Prefeitura, por meio da Superintendência de Fiscalização, realizou da meia-noite às 4h de sábado (3) uma operação para garantir a execução da lei complementar 159/2022, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas entre meia-noite e 7h. Foram realizadas 83 abordagens que resultaram em 11 autuações, 10 garrafas de destilados apreendidas, duas notificações e um veículo apreendido. Posteriormente serão geradas as notificações de auto de infração de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

As equipes da superintendência, que são ligadas à Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Seld), realizaram as abordagens nos bairros Centro, Duque de Caxias e Uglione. Os pontos escolhidos foram os que são muito denunciados por perturbação de sossego público durante a madrugada. Entre eles, estão as avenidas Ângelo Bolson e Hélvio Basso, e a esquina das ruas Venâncio Aires e Duque de Caxias.

A operação contou com apoio da Guarda Municipal, da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), da Brigada Militar e da Polícia Civil.

A lei

A lei foi sancionada em dezembro de 2022 e está em vigor desde fevereiro de 2023. O texto dispõe sobre o Código de Posturas do Município e visa garantir o sossego público e proibir o consumo de bebida alcoólica em logradouros públicos (avenidas, ruas, rodovias, praças, calçadas) entre meia-noite e 7h, exceto em situações específicas como eventos com a devida autorização do poder público ou realizados por ele.

A restrição à ingestão não se aplica em propriedades privadas e áreas no entorno de bares, quiosques, lanchonetes e restaurantes, nos limites de domínio do estabelecimento. O horário estabelecido pela lei prevê apenas a proibição ao consumo e não à comercialização de bebida alcoólica. Assim, bares e distribuidoras poderão continuar com a venda dos produtos normalmente.

Durante a madrugada, as denúncias poderão ser feitas pelo telefone 153, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp). De segunda a sexta-feira, as denúncias poderão ser feitas no site da Prefeitura, na aba do usuário (confira o passo a passo).

Para aqueles que não cumprirem a lei, será aplicada a multa de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs). Já na primeira reincidência, a multa passa para 200 UFMs. Na segunda e terceira reincidências, a multa será de 1.000 UFMs e 2.000 UFMs, respectivamente. Convertendo para o real, as penalidades podem variar de R$ 228,12 a R$ 9.124,80 conforme o estágio da punição.

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adolescentes são apreendidos com armas próximo a distribuidora de bebidas em Santa Maria Anterior

Adolescentes são apreendidos com armas próximo a distribuidora de bebidas em Santa Maria

Familiares, amigos e colegas de trabalho lamentam a morte de jovem de 24 anos, que se afogou em rio da região Próximo

Familiares, amigos e colegas de trabalho lamentam a morte de jovem de 24 anos, que se afogou em rio da região

Polícia/Segurança