obituário

Morreu professora Lais Aita Costa

Fotos: Arquivo Pessoal

Vaidosa, extrovertida e comunicativa. Assim Lais Aita Costa, 65 anos, foi descrita pela família. Formada em Geografia pela Faculdade Imaculada Conceição (Fic), atual Universidade Franciscana (UFN), Lais adorava estudar. Formada também em Estudos Sociais, em 2013 ela concluiu mais uma graduação. Desta vez, em Direito, pela Faculdade Palotina (Fapas). Persistente, Lais dedicou-se à pós-graduação e não deixava de aprimorar conhecimento. 

Lais foi casada por mais de três décadas com José Luiz Costa, 65 anos. Os dois não tiveram filhos, mas ajudaram a criar os sobrinhos, o servidor do Cartório Civil Lério Júnior, 27 anos, e a estudante Andriélli Aita, 23. O casal se conheceu na época de escola, quando cursavam o Colégio Agrícola, atual Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Ambos são nascidos e criados em Santa Maria.

Lais, o marido e os sobrinhos eram inseparáveis. Júnior e Andriélli consideravam a "Tia Lais", como era conhecida, como segunda mãe.

- Ela adorava viajar. Em 2006, eu, ela e Júnior fomos para Pompeia e Madrid. Em 2011, foi a vez da Andri passear conosco por Paris. Aventura e diversões eram características dela. Lais espalhava alegria por onde passava - recorda o marido.

Cozinheira de mão cheia, Lais gostava de inventar receitas culinárias. Mas a especialidade da socióloga era frutos do mar, entre eles, camarão e peixe. Por anos, ela deu aula na rede estadual de ensino, nos colégios Érico Veríssimo, Gomes Carneiro e Padre Caetano. Laís também foi professora em Formigueiro.

- Tia Lais era zelosa em tudo o que fazia, principalmente na atenção aos alunos. Todos a amavam e a reconheciam como excelente professora. Ela também adorava fazer compras, passear e cuidar do jardim - recorda Andriélli.

Orgulhosa com os sobrinhos, Lais comemorou quando os dois decidiram cursar Direito.

- Ela não nos influenciou, mas ficou feliz. Com a Tia Laís não tinha dia ruim. Sempre com um sorriso estampado, cativava a todos - recorda Lério.

Moradores do Bairro Nossa Senhora Medianeira, Costa e Laís contavam com a ajuda de Rosangela e Jocelaine para fazer companhia a eles. Em dia de desfiles, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, Lais decorava a sacada de casa e ficava assistindo ao evento junto do marido. Religiosa, a professora era devota da Mãe Medianeira.

- Ela faz falta. Deixa -nos um legado da força, herança de uma personalidade marcante e humilde no modo de ser. Certamente, a tia marcou a vida das pessoas. A perdemos tão cedo! O que fica é a saudade e o amor que, para sempre, permanecerá em nossos corações - diz a sobrinha.

Por nove dias, a professora ficou internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria. Lais Aita Costa faleceu em 20 de outubro e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria. A família preferiu não divulgar o motivo do falecimento.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo

17/11
Leonida Iracema Lutzky, aos 97 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Itaara 

18/11
Giovani Kantorski Rossi, aos 26 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

21/11
João Rangel Antunes, aos 87 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
Alvina dos Santos Chaves, aos 82 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
Alcides Wanger, aos 79 anos foi sepultado no Cemitério Lomba Alta, em Restinga Sêca 

22/11
Wilson de Oliveira, aos 70 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

24/11
Nereu da Silva Santos, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Formigueiro 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o médico Sady da Rocha Angelo Anterior

Morreu o médico Sady da Rocha Angelo

Morreu aposentada Aracy Guedes Knackfuss Próximo

Morreu aposentada Aracy Guedes Knackfuss