obituário

Morreu o sondador Miguel Ricardo Massena

Foto: arquivo pessoal

Miguel Ricardo Massena, 75 anos, nasceu em Porto Alegre e teve cinco irmãos. Ainda jovem, se mudou para Santa Maria para trabalhar e fixou residência na Vila Santos. Anos mais tarde, morou no Bairro Tancredo Neves.

No Coração do Rio Grande, Miguel conheceu a empregada doméstica Licélia Carvalho, 61 anos, com quem foi casado durante mais de três décadas. O casal teve os filhos Tatiani, 33 anos, Thiago, 30, e Ricardo, 20. O porto-alegrense também criou, com todo o carinho, Ronaldo,40, e Adriana, 36, filhos do primeiro relacionamento de Licélia. Os netos Manuel, 12 anos, Nauel 9, Melissa e Benjamin, 2, e Mariane, 2 meses, completavam a família do idoso.

Miguel Ricardo ganhou a vida trabalhando como sondador, profissão que analisa a capacidade dos solos de receber o alicerce de construções.

Foto: arquivo pessoal
Rodeado pelos familiares

Nos momentos de lazer, conforme conta a filha Tatiani, o aposentado gostava de cuidar das tarefas domésticas, como cuidar da horta que mantinha no pátio, passear no calçadão e acompanhar os jogos do Grêmio. Apaixonado por Carnaval, Miguel Ricardo se envolvia bastante com a comunidade, chegando a ser dirigente da Associação Rio Branco de Esportes.

- Meu pai gostava de fazer churrasco e de contar histórias, principalmente das peripécias que fazia na mocidade. Como era muito extrovertido e bem-humorado, fazia amizade com facilidade - lembra Tatiani.

Thiago afirma que o pai era um homem de bom caráter, que o ensinou a ser honesto e trabalhador:

- Nunca esquecerei as manias do tempo antigo e das frases que ele mesmo inventava. Tudo que passamos juntos ficará guardado na minha memória.

Para Ricardo, também ficam as lembranças de um pai alegre e companheiro, que estava sempre pronto a dar bons conselhos:

- Ele gostava de nos contar como era a vida no passado. Trabalhador, meu pai nunca deixou faltar nada em casa. Nas horas difíceis, ele apoiava meus irmãos e eu. Grande motivador, insistia para que estudássemos.

Miguel Ricardo Massena morreu em 18 de julho de 2019, vítima de um câncer no fígado. Ele foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Falecimentos em Santa Maria e região

Funerária Cauzzo

24/7

  • Zelinda Motta de Souza, aos 63 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal

25/7

  • Anair Schafer Molina, aos 87 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a doméstica Elma Terezinha Moreira Anterior

Morreu a doméstica Elma Terezinha Moreira

Aos 72 anos, morre o músico nativista Adão Lanes de Almeida Próximo

Aos 72 anos, morre o músico nativista Adão Lanes de Almeida