luto

Morreu o militar do Exército José Deoclécio Cardoso

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

O militar do Exército José Deoclécio Cardoso, filho de Alziro de Barros Cardoso e Hermenegilda Grandini, falecidos, nasceu em Viamão e viveu em Porto Alegre e Santa Maria. De família grande, ele teve 10 irmãos, inclusive uma irmã gêmea, Maria Sisínia. 

Quando completou 14 anos, seus pais foram para a capital gaúcha. Com famílias muito próximas, ele conheceu lá a vizinha Zilda Therezinha Gonçalves Cardoso, com quem se casou posteriormente. Juntos, tiveram dois filhos, o administrador de empresas Ricardo Gonçalves Cardoso e a professora universitária Simone Gonçalves Cardoso. Teve também duas netinhas, Mariana e Juliana.  data-filename="retriever" style="width: 100%;">José Deoclécio ingressou no Exército Brasileiro no ano de 1956 e construiu uma carreira de mais de 35 anos, tendo chegado ao posto de Capitão. Ao longo da jornada, recebeu muitos elogios por sua dedicação, lealdade e responsabilidade, além de apresentar fina educação civil e militar. 

O filho Ricardo conta que o pai era empenhado e atencioso. A disposição para ajudar as pessoas ao seu redor era uma característica onipresente. 

- Sua maior alegria e satisfação era ajudar os outros. Era muito humano e sempre esteve presente nos momentos difíceis de muitos familiares e amigos. 

Ele diz também que o militar tinha muito apreço pelo ambiente de trabalho: 

- Adorava colocar a mão na massa, para tudo (José) tinha uma solução. Em qualquer área, desde pregar um quadro na parede, até solucionar problemas mais complexos, como consertar automóveis, que ele gostava bastante. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Simone conta que a mãe o considerava o marido um companheiro de vida, que adorava tirar fotos dela, e buscava conquistá-la todos os dias. Era discreto, mas gostava de dançar, ouvir música, deixar bilhetinhos carinhosos, viajar e reunir a família.

Dedicava à esposa a música "Índia", da cantora Perla, quando iam aos bailes, e principalmente nos domingos pela manhã. "Tocando em Frente", de Renato Teixeira e Almir Sater, era a música preferida do militar aposentado, que ele deixava como seu status das redes sociais.Segundo a filha, o "pequeno grande homem" partiu com a mesma serenidade que viveu, deixando muitas saudades e boas recordações a todos que tiveram o prazer de conviver com ele. 

José Deoclécio Cardoso teve morte súbita em 16 de agosto de 2020. Ele foi cremado na cidade de Caxias do Sul, no Crematório São José.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Morreu a professora e advogada Guiomar Reis Loureiro Próximo

Morreu a professora e advogada Guiomar Reis Loureiro