obituário

Morreu o aposentado Valmor Barrios

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Arquivo pessoal

Valmor Barrios, 98 anos, nasceu em Formigueiro. Em Santa Maria, ele prestou serviço militar e trabalhou na Rede Ferroviária Federal. O aposentado foi casado, por 67 anos, com Cecy de Oliveira Bairros, falecida em 2011. Deste relacionamento, nasceram os cinco filhos, Maria Aparecida, João de Deus, Paulo Afonso, Cezar Valmor e Sandra Regina.

O maior orgulho do idoso era a convivência com a família que, com genros, noras, netos e bisnetos, chegou a 44 integrantes. Para eles, qualquer motivo era uma oportunidade de se reunirem no salão de festas na casa de Valmor e, juntos, celebrarem a vida.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Arquivo pessoal

Para Cezar, o pai foi exemplo de generosidade e afeto:

- Ele tinha por costume ajudar o próximo e levar alegria por onde passava. Dançar, conversar e fazer amizade também eram dons do pai. Entre tantas lembranças, ficam as histórias cheias de aventuras que ele contava. Ao ouvir as histórias dele com os 11 irmãos, nossa imaginação ia longe.

O radialista Luiz Alberto Antunes Vargas, 70 anos, conheceu Valmor por meio da amizade com os filhos do idoso. Ele lembra dos diálogos que tinham:

- Gostávamos de conversar sobre espiritismo. Tivemos uma ligação positiva a respeito da doutrina. Em algumas oportunidades, ele me passava textos e eu fazia gravações para Valmor levar a mensagem para a casa espírita que frequentava.

Ainda conforme Luiz Alberto, espiritualidade e força de vontade compõem um pouco do legado do amigo que deixou excelentes lembranças e importantes lições de vida a quem convivia com ele.

Valmor Barrios morreu em 22 de setembro no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu o pedreiro Manoel Ulisses Lemos

Próximo

Morreu a enfermeira Shirley Loureiro Bocheneck