obituário

Morreu o agricultor José Pedro Lorenci Dutra

Fotos: Arquivo Pessoal


Nascido e criado em Santa Flora, distrito de Santa Maria, José Pedro Lorenci Dutra, 73 anos, era muito querido pelos vizinhos, que o conheciam mais por Pedro Dutra. Ele morava com a mãe, Dozalina Rossi Lorenci, e o irmão Roque, ambos falecidos. Dutra cuidou dos dois a vida toda, já que o pai, Adão Pereira Dutra, era falecido, e o irmão, paraplégico. O idoso preferiu não se casar e viver com os pais, cuidando da propriedade rural deles. Por muitos anos, ele trabalhou como agricultor. Atualmente, em decorrência de uma artrite reumática, ele tinha apenas cinco vacas leiteiras e uma horta ao lado de casa para produzir saladas para o almoço.

- Logo que a mãe faleceu, ele vinha aqui em casa para fazer as refeições. Minha esposa cozinhava para a gente, e ele adorava estar conosco. Depois, ele passou a cozinhar para ele mesmo, com a ajuda de nossas irmãs e, também, da minha esposa. O Pedro era um cara muito simples para comer. Se tivesse um arroz, feijão, carne e saladas ele já se satisfazia - recorda o irmão mais novo, Admar, 56 anos.

Dutra ainda tinha mais 10 irmãos: Nelson, já falecido, Elsa, 82 anos, Neli, 80, Nelsi, já falecida, Celina, 76, Adelino, 72, Nelcinda, 70, Angelo, 62, Angela, 60, e Zeli, 58. Ele era quem reunia a todos para passarem os finais de semanas juntos. As irmãs também iam buscá-lo em Santa Flora para passar aos finais de semana no Centro e tinham o desejo de que ele quisesse morar com alguma delas. Mas Dutra dizia que preferia a vida e a calmaria do campo. Nos últimos tempos, elas o levavam para bailes na cidade para que ele se divertisse um pouco.

Mais caseiro e introvertido, Dutra também tinha muito zelo com os sobrinhos, que o tinham como um segundo pai.

- Me criei com o tio. Sempre moramos perto da casa dele, e eu adorava passar meus dias conversando com o tio. Ele era um segundo pai para mim, alguémmuito simples e que adorava tomar um bom chimarrão à tardinha - diz uma das sobrinhas, a técnica em enfermagem Vanessa Stochero Dutra, 25 anos.

Conforme a família, o idoso só deixou boas lembranças para quem teve a oportunidade de conviver com ele.

- Ele só deixou boas recordações. O Pedro era como um livro com diversas páginas. Todas elas eram vividas com muita qualidade, ele soube escrever a história dele muito bem - emociona-se Admar.

Muito preocupado com todos que estavam à volta dele, Dutra estava sempre atento ao que os irmãos, sobrinhos e vizinhos precisavam. Seu time do coração era o Grêmio, e, de acordo com a família, o idoso gostava de acompanhar os lances e de conversar sobre os jogos. Apaixonado por animais, Dutra tinha entre 10 e 12 gatos em sua propriedade rural, os quais eram muito apegados ao tutor. Após seu falecimento, seus irmãos se encarregaram de cuidar de todos bichanos, já que eram o xodó da vida dele.

À família, ele deixa a lealdade, a sinceridade, a honestidade e a seriedade como seus maiores legados.

Dutra foi encontrado na área de casa pelo irmão Admar, já sem vida, em 12 de abril, por volta das 16h. Ele faleceu de causas naturais e foi sepultado no dia seguinte ao falecimento, no Cemitério de Santa Flora.

Morreu caminhoneiro Jorge Dalla Lana

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo

06/05
Cecilia Maphalda Rossato Lovato, aos 96 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

07/05
Danilo Dal Ponte Arrua, aos 63 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

08/05
João Pedro Fim, aos 81 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Jussara Christo da Silva, aos 66 anos, foi sepultada no Cemitério São José, em Santa Maria
Iracema Alberto Fruet, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

09/05
Ernestina da Silva, aos 86 anos, foi sepultada no Cemitério de Boca do Monte, distrito de Santa Maria

15/05
Lecy Piluski, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

16/05
Maria Francisca Cavalheiro dos Santos, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério São José, no Bairro Chácara das Flores, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu agricultor José Luiz Zago Martins Anterior

Morreu agricultor José Luiz Zago Martins

Morreu caminhoneiro Jorge Dalla Lana Próximo

Morreu caminhoneiro Jorge Dalla Lana