obituário

Morreu João Francisco Paim Teixeira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal

João Francisco Paim Teixeira nasceu em São Sepé. Ele tinha quatro irmãos, com quem dividia o trabalho na lavoura desde muito jovem na cidade natal. Com a primeira mulher, Lourdes Souza Terres, teve quatro filhos, Luiz Alberto, 45 anos, Mariceli, 42, Gisele, 39, e Larissa, falecida. Da união com a segunda esposa, Leonir Machado, 60 anos, nasceu Caroline Teixeira, 21. Deixou os netos Mariana, 24, Victória, 16, Marcelo, 15, e Victor, 2. Ele também estava à espera do bisneto Otávio, que nasce em abril.

João, segundo a família, gostava de recordar a infância em meio a rodas de violão com os irmãos e o pai, Anaurelino Teixeira. Ele não dominou a técnica do instrumento, mas apreciava a música.

O sepeense morou no Distrito de Passo do Verde, onde teve um comércio e integrou a Sociedade Amigos do Passo do Verde. Ele ainda trabalhou em areeiras, postos de gasolina e como serralheiro.

- Éramos confidentes e bastante ligados. Até para a creche era ele que me levava. Ele fez uma cestinha para me levar junto com ele na bicicleta - conta a caçula.

Para Caroline, fica a saudade do maior exemplo de afeto que conheceu:

- Como a mãe trabalhava fora, ele preparava a comida e cuidava da casa. Em meados de 2018, o pai ficou doente. Então, fiz de tudo para retribuir todo o cuidado que ele dedicou a mim.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo Pessoal

Conforme Mariceli, João era brincalhão e bastante religioso. Morador do Bairro Lorenzi, adorava veranear na casa que tinha no Passo do Verde.

Para Gisele, o pai foi exemplo de garra, fé, otimismo e perseverança:

- Ele carregava a certeza de que tudo daria certo. Não temia nada porque tinha a família por perto. Mesmo diante de dificuldades, nos tranquilizava, dizendo que estava preparado para lutar e vencer. Acredito que a fé dele o salvou e não o deixou sofrer. Sou grata a Deus por não permitir o sofrimento do pai.

João Francisco Paim Teixeira morreu devido a complicações de um câncer, em 6 de janeiro de 2020. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério Colônia Pena, no Distrito de Santa Flora em Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos Santa Maria e Região

Falecimentos Santa Maria e Região Próximo

Falecimentos Santa Maria e Região