obituário

Morreu dona de casa Nadir Docki Zago

Fotos: Arquivo Pessoal

Nascida e criada no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria, Nadir Docki Zago, 91 anos, passou a infância na localidade de Rincão dos Feios. Desde criança, a idosa já tinha, conforme a família, coragem para enfrentar os percalços que lhe apareciam. Apesar da personalidade forte, Nadir era uma pessoa muito carinhosa e tranquila. 

- Quando a mãe tinha 12 anos, minha avó faleceu, e ela foi levada para o Colégio Franciscano Sant'Anna. Lá, ela teve o apoio de uma irmã que lhe ensinou noções de piano, lembranças que guardou sempre com muito carinho - diz uma das filhas, a professora estadual aposentada Sonia Regina Zago Fernandes, 70 anos.

Quando ingressou no colégio, Nadir foi separada dos irmãos Odete, Tidinha, Edite, Geni, Célia, Cerinei, Bechara e Maria Tereza, a caçula, por quem Nadir tinha um grande apego. Aos 16 anos, ela se casou com Maximiliano Zago. Juntos, os dois tiveram sete filhos: Maria Helena, Renato, Sonia, Fernando, Paulinho, Serginho e Bethy.

- Logo que estávamos em idade de começar os estudos, a mãe e o pai se mudaram para o Bairro Nossa Senhora das Dores, onde ela fez nosso lar e morada por 62 anos. A mãe não mediu esforços para que estudássemos e nos incentivava a nunca desistir - recorda Sonia.

No bairro em que morava, Nadir era muito conhecida pela fé, pela preocupação com o próximo e por sempre ter uma palavra de carinho e conforto, além, é claro, de ajudar instituições carentes e orar por familiares e amigos.

- Em nossa casa, tinha acolhida para todos que precisassem, muita atenção e afeto eram distribuídos pela vó Nadir, que tratava os hóspedes como se fossem filhos. Ela dizia que a residência dela era como o coração que ela tinha, onde sempre havia espaço para mais um - emociona-se a neta Daiana Zago Fagundes Tonoli, 36 anos.

A idosa tinha outros oito netos: Chaiana, Fernanda, Guiliana, Aline, Rodrigo, Roberto, Paulo Renato e Nathalia, e adorava vê-los reunidos na casa dela, quando eram crianças. A turma toda se divertia com mate de leite e recebia o amor da avó, que também tinha duas bisnetas: Alice e Helena.

Aos 80 anos, Nadir costumava fazer muitas excursões para praias e eventos de grupos da terceira idade, acompanhada da irmã Maria Tereza. Quando estava em casa, contava com a companhia da amiga e cuidadora, Jurema da Silveira Holkem, 55 anos. As duas conversavam bastante, sempre com um chimarrão e muita pipoca, que a idosa adorava.

- Ela era como uma mãe para mim. Nós nos conhecíamos há quase quatro anos. Dona Nadir era bem independente, mas eu a acompanhava. Aos finais de tarde, eu preparava um chimarrão e a pipoca. Além disso, sempre fazia uma sopa que ela adorava. Também ficava ouvindo ela ler poemas e notícias para mim - lembra a cuidadora.

Muito vaidosa, Nadir não dispensava o creme no corpo após o banho, um batom e um par de brincos, além de pintar as unhas e se maquiar sempre. Nadir faleceu na madrugada do dia 27 de julho, quando sofreu um mal súbito enquanto dormia, em casa. Ela foi sepultada no mesmo dia, às 17h, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária São Martinho

09/08
João Carlos Martins, aos 62 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
José Antonio Pereira Barros, aos 65 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Suelen Machado de Souza, aos 31 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Aurea Virginia Gervini de Carvalho, aos 61 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria
Adelia Rodrigues Cunha, aos 73 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

10/08
Gessi dos Passos Pohlmann, aos 90 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Darci Hinkelman, aos 55 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Helmy Holsbach Moreira, aos 95 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Maria Justina dos Santos Rodrigues, aos 66 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

11/08
Adão Farias, aos 80 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Valéria Jacques Monteiro, aos 51 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Velório de Paixão Côrtes será aberto ao público nesta terça Anterior

Velório de Paixão Côrtes será aberto ao público nesta terça

Morreu dona de casa Maria Augusta Rigão Gonçalves Próximo

Morreu dona de casa Maria Augusta Rigão Gonçalves