obituário

Morreu doceira e mãe de artista Tania dos Santos

Fotos: Arquivo Pessoal

A doceira Tania dos Santos, 67 anos, era uma mulher muito ativa e que adorava passear por Santa Maria. Ela foi casada com Antonio José dos Santos (falecido), e os dois costumavam se divertir muito juntos. Eles eram pais da policial civil Josiane Vasconcellos dos Santos, 42, e do artista Antonio José dos Santos Filho, o Braziliano, 37, e sempre foram muito presentes na vida dos filhos. O casal se conheceu na Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, que atualmente é o Museu Treze de Maio, em bailes que o local proporcionava à população negra. Os dois permaneceram casados por 45 anos. 

Era Tania quem agitava os aniversários e encontros da família, assim como os bailes e festas que frequentava, sempre ao lado do amado.

- A mãe será lembrada todos os dias pelo sorriso grande e contagiante. O sorriso dela era tranquilo e transmitia uma segurança a todos nós. Ela era uma mãe protetora, presente e muito ativa. A dona Tania era a matriarca da nossa família - conta Braziliano.

Por muitos anos, a doceira morou na Rua Duque de Caxias. Prestativa com os vizinhos, ela fez deles amigos próximos, o que acabava deixando a casa dela estivesse sempre cheia de gente.

- Eu me mudei para Santa Maria em 2011 para estudar Fonoaudiologia na Universidade Federal de Santa Maria. No prédio em que me instalei, tive a sorte e o prazer de encontrar com dona Tania. Ela era uma figura. Levava-me doces, comida e carinho quando eu precisava. Nós ultrapassamos a barreira de vizinhas. Ela se tornou muito especial na minha vida, foi até madrinha do meu casamento. Meus pais ficaram tão seguros com a presença dela no prédio que minha irmã foi morar no mesmo local para estudar - recorda a fonoaudióloga Letícia Pessota Hanauer, 24 anos.

Conforme a família, a casa de Tania tinha cheiro de doce de segunda a segunda. Era um local sagrado, em que ela passava parte dos dias fazendo quitutes para levar sos aniversários dos netos e dos amigos.

Tania costumava passar as férias de verão e inverno em Brasília, visitando a filha mais velha e o neto Giovane, 13 anos. Ela também era avó do pequeno Marco Antonio, 8, que era o xodó dela. Além disso, a doceira também tinha o costume de passar as manhãs na academia ao ar livre do Centro Desportivo Municipal e era voluntária do Grupo Frei Pio, da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Conforme a família, o modo de vestir de Tania era bem peculiar. Ela adorava roupas coloridas, principalmente, as roxas. Todos os acessórios que ela utilizava também eram bem coloridos.

Aos familiares e amigos, Tania deixa o legado de ajuda ao próximo e de acolhimento aos outros. Ela também fabricava mantas e itens em crochê para doar.

Tania foi encontrada já sem vida no apartamento em que vivia, em 30 de maio, em decorrência de um infarto, e foi sepultada em 2 de junho, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria. O sepultamento demorou a ocorrer porque os filhos, Josiane e Braziliano, não estavam na cidade quando ela faleceu.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo

23/05
Ceci Rodrigues de Moura, aos 82 anos, foi sepultada no Cemitério São João, em São Pedro do Sul 

25/05
Jandira Maria Ruffo Ramos, aos 88 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Enelita de Jesus de Mello Nunes, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

26/05
Schirlei Rezende de Lima, aos 68 anos, foi sepultada no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria 

27/05
José Salvi Pinto, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério Municipal, em Santiago 

29/05
Filomena Rossi Piasentin, aos 98 anos, foi sepultada no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria 
Neli Costa da Silveira, aos 93 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu caminhoneiro João Alberto Schmidt Anterior

Morreu caminhoneiro João Alberto Schmidt

Morreu dona de casa Marlene Cezar Pereira Próximo

Morreu dona de casa Marlene Cezar Pereira