obituário

Morreu comerciante Clarindo da Silva Severo

Fotos: Arquivo Pessoal


O comerciante Clarindo da Silva Severo, 86 anos, gostava muito da tradição gaúcha. Conforme a família, o idoso não dispensava uma pilcha e um bom baile gaúcho. Fã da gaita, Severo sempre comentava que gaiteiro de verdade deveria valorizar sempre o instrumento. Os grandes ídolos do idoso foram Sergio Rosa, Pedro Ortaça, Família Guedes, Os mirins, Os Serranos e, claro, a filha, a cantora Analise Severo, 43. Além dela, o comerciante também era pai de Denise, 60, Ângela, 50, Carina, 38, Fernanda, 35, e Clarissa Severo, 33.

O idoso foi casado por quatro décadas com Gelcy Santos de Mello, falecida há 24 anos. Os dois eram muito companheiros e protetores das cinco filhas. Severo também adorava estar perto dos netos Patrícia, 31 anos, Bruna, 27, Lorenzo, 13, Geovana, 11, Lara e Isabela, 7, e Murilo, 4. Muito amoroso com todos, Severo não dispensava uma boa brincadeira com as filhas e os netos. Nos bailes gaúchos, o idoso não parava quieto e, conforme a família, era um dançarino nato. Vaneira e vaneirão eram os ritmos preferidos dele.

- O pai era muito espirituoso. Onde estava, conquistava as pessoas ao redor. O seu Clarindo foi um grande pai, um homem muito apegado a todas as filhas - recorda Analise.

Além dos netos, Severo tinha como xodós os bisnetos Joaquim, 4 anos, e Eduardo, 4 meses. Ele adorava brincar com os meninos.

Ainda segundo a família, o idoso, que também era apaixonado pelos animais, realizou o grande sonho que tinha na vida: conhecer a praia. Ainda de acordo com os familiares, ele adorou o passeio.

Por 30 anos, Severo foi comerciante no chamado Açougue do Tigre.

- Meu avô era dono da Estância do Minuano, e o tio adquiriu a paixão pelo trabalho em razão das charqueadas que a gente tinha na propriedade. O tio era fora do comum. Quando éramos pequenos, íamos todos para a chácara que eletinha e, lá, brincávamos, andávamos a cavalo, ajudávamos ele com a lida do campo. Como ele só teve filhas mulheres, os sobrinhos eram como filhos para ele. Era muito apegado com todos e tinha orgulho das filhas e de nós - diz o administrador de empresas Jorge Severo Smidt, 55 anos.

O sobrinho recorda, ainda, que o tio ensinou a ele lições que carregará para toda a vida: ter caráter, honestidade e ética, batalhar pelo que quer e, acima de tudo, ser uma pessoa muito simples.

Descrito como alguém otimista, alegre, solidário, bondoso e incentivador, Severo adorava fazer amigos e cultivava os que já havia conquistado. O passatempo favorito dele era lidar com a natureza e cuidar dos animais que tinha.

Nas horas livres, Severo tinha por costume ouvir músicas e passear, além de cultivar uma horta e pescar. Torcedor do Grêmio, o idoso acompanhava o time pelo rádio e pela televisão.

Severo ficou internado por 21 dias no Hospital da Cauzzo e morreu em 8 de junho, de causas naturais. Ele foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo

02/06
Maria Izabel Rossi Medina, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

03/06
Nilo Menezes Braga, aos 82 anos, foi sepultado no Cemitério Campestre do Menino Deus, em Santa Maria
Altamir Rodrigues Ferreira, aos 61 anos, foi sepultado no Cemitério de Boqueirão, na Vila Block, distrito de São Sepé

04/06
João Batista da Silveira, aos 76 anos, foi sepultado no Cemitério do Boqueirão, na Vila Block, distrito de São Sepé
Mario Zappe, aos 86 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

05/06
Elina Santos da Cruz, aos 81 anos, foi sepultada no Cemitério de Pau a Pique, em Santa Maria
Gladyz Lourdes Ceratti Pinto, aos 85 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Iracema Alberto Fruet Anterior

Morreu dona de casa Iracema Alberto Fruet

Morreu agricultor  José Salvi Pinto Próximo

Morreu agricultor José Salvi Pinto