obituário

Morreu a produtora rural Nely Dutra Rossatto

Foto: arquivo pessoal

Nely Dutra Rossatto, 80 anos, nasceu em Santa Maria, no distrito de Santa Flora. Ela foi criada em uma família grande, com 13 irmãos. No zona rural, desde a infância, ela adquiriu os conhecimentos que lhe ajudariam a ganhar a vida como agricultora e comerciante.

A santa-mariense foi casada com produtor rural Altivo Rossato (falecido), durante quase quatro décadas. Eles se conheceram em bailes da região e, enquanto ainda eram namorados, mudaram-se para a localidade de Passo da Capivara. Lá, o produtor tinha um armazém e Nely passou a auxiliá-lo na administração. O casal teve os filhos Ronaldo, 55 anos, Adalberto, 56, Noeli, 58, Marta, 57, e Liziane (falecida). Dos filhos, ganharam nove netos.

Foto: arquivo pessoal/

Na propriedade rural, Nely criava gado para vender. Além disso, quando não estava envolvida com os afazeres domésticos e do campo, ela gostava de cuidar da horta que mantinha ao lado de casa. No local, ela plantava verduras como alface, repolho, beterraba, cenoura e feijão. O filho Ronaldo lembra que a mãe era caseira e, como lazer, adorava estar envolvida com as galinhas que criava na residência. Atualmente, ele trabalha no comércio que era dois pais. O "bolicho", segundo ele, soma quase 100 anos de atividades na região.

- Todos os filhos foram muito bem educados por ela. Três, dos cinco filhos, tornaram-se professores, e a Liziane era formada em Arquivologia.

Foto: arquivo pessoal

O neto mais velho e agricultor Rafael Rossato, 30 anos, conta que sua formação se deu ao lado da avó, com quem morou até os últimos dias de vida dela. Ele diz que Nely gostava de dar conselhos e lhe ensinou muito sobre a vida.

Nely Dutra Rossatto faleceu em 2 de junho de 2019, vítima de câncer. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério de Passo da Capivara. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu a agricultora aposentada Pedrolina Saydelles Fehn Anterior

Morreu a agricultora aposentada Pedrolina Saydelles Fehn

Morreu a ijuiense Alice Geraldina Ceratti Pilau Próximo

Morreu a ijuiense Alice Geraldina Ceratti Pilau