obituário

Morreu a auxiliar de serviços gerais Vera Lúcia Mendes Portes

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal

Vera Lúcia Mendes Portes, 57 anos, nasceu em Santana do Livramento e foi criada ao lado dos irmãos Carlos, 66 anos, Maria Idê, 69, Marli, 68 e José Norberto, 58.

Com, aproximadamente, 23 anos, Vera Lúcia se mudou para Santa Maria em busca de melhores condições de educação e trabalho. Ela teve uma única filha, Bruna Mendes Portes, 26 anos, e não teve netos. A santanense participou da criação dos sobrinhos e dos sobrinhos-netos.

No Coração do Rio Grande, Vera Lúcia trabalhou como auxiliar de serviços gerais no Colégio Marista. Na instituição, ela permaneceu como funcionária durante mais de 10 anos.

Entre as atividade de lazer, Vera Lúcia gostava de prestigiar os sobrinhos- -netos nas apresentações que faziam no CTG Bento Gonçalves, onde dançavam na Inverna Mirim. Conforme conta a filha Bruna, a mãe adorava estar rodeada dos familiares. Além disso, a santanense era uma torcedora fervorosa do Internacional e não deixava de acompanhar os jogos do time do coração.

- Minha mãe me ensinou a não desistir dos sonhos, entre eles, o de ser determinada e responsável por tudo que assumirmos. Ela sempre foi muito carinhosa e, até mesmo em momentos de dificuldade, manteve um belo sorriso no rosto - fala Bruna.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Com a filha

A sobrinha Cristiane Portes de Almeida lembra dos momentos em que se reunia com a tia, em encontros da família: - Ela era muito amiga dos sobrinhos. Conversávamos sobre os mais variados assuntos. Fazíamos churrasco na casa dela. Ela era uma mulher calma, de sorriso fácil.

O irmão Carlos conta que a irmã gostava de ler e era ativa na comunidade, estando sempre disposta a auxiliar os amigos e conhecidos:

- Para mim, ela será eternamente uma menina alegre e inteligente. Vera era querida em todos os lugares por onde passou e trabalhou.

Vera Lúcia Mendes Portes morreu em 9 de agosto de 2019, vítima de complicações causadas por um acidente vascular cerebral. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal.

Falecimentos em Santa Maria e na região

Funerária Cauzzo

10/8

  • Vanderlei da Silva Leal, aos 62 anos, sepultado no Cemitério Santo Antônio, em Dilermando de Aguiar 

16/8

  • Danadir Catarina Cechin, aos 78 anos, sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morreu a dona de casa Therezinha de Jesus Bortoluzzi

Próximo

Morreu Vilma Ignácio Carvalho