falecimento

Ex-professora de comunicação social da UFSM morre em Porto Alegre

Foto: arquivo pessoal

A professora Luciana Pellin Mielniczuk, 48 anos, conhecida como Luti, morreu na madrugada desta quarta-feira, em Porto Alegre. Ex-professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atualmente, ela morava na Capital e dava aulas no curso de pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela UFRGS, Luti era mestre em Comunicação e Informação, pela mesma universidade, doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia, e pós-doutora em Ciências Sociais Aplicadas, pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

_ Ela era uma grande professora e orientadora. Nos anos de 2006 e 2007, ela orientou minha pesquisa de conclusão de curso e foi muito mais do que uma profissional. Foi uma grande mãe e amiga. Saíamos para tomar café e conversar. A Luti tinha uma personalidade forte e era muito guerreira, sabia o modo de dizer o que necessitava ser dito, mas sempre com um grande carinho. Ela é uma grande referência na área de jornalismo digital. Hoje, sou professora dessa mesma área na Universidade Federal de Santa Catarina e vou desempenhar meu papel com a certeza de que a Luti me deixou uma grande base para eu poder passar aos meus alunos _ emociona-se Stefanie Silveira, professora de jornalismo.

Luti lecionou entre os anos de 1997 e 1999 na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Em 2003, deu aulas na Universidade Federal da Bahia e, de 2004 a 2011, foi professora na UFSM. Desde 2011, Luti estava UFRGS. Ao longo da carreira de jornalista, Luti também trabalhou na Editora Abril e no Jornal do Comércio. Ela estudava jornalismo digital desde 1995.

Em seu perfil do Facebook, o professor de jornalismo e colunista do Diário, Iuri Lammel Marques, homenageou a professora, que foi sua orientadora de graduação e mestrado:

"Acordei com uma notícia horrível hoje. Faleceu minha ex-orientadora e grande amiga Luciana Mielniczuk. A Luti foi simplesmente a grande responsável pela minha guinada aos estudos sobre jornalismo digital, ainda na época da faculdade. Foi quem me colocou na iniciação científica, no meu primeiro grupo de pesquisa e na minha primeira bolsa de pesquisa. Naturalmente, foi a minha orientadora de graduação e depois de mestrado. Foi a grande responsável pelo caminho que escolhi. Sem ela, hoje eu não seria professor. Para quem não a conhece bem: a Luciana Mielniczuk é uma das grandes referências em toda a bibliografia sobre jornalismo digital. Os resultados de sua tese de 2003, sobre o formato da notícia hipertextual, são continuamente citados em livros e artigos da área, e são ensinados em faculdades de todo o Brasil, principalmente a parte sobre as três gerações do jornalismo digital. Depois da orientação, a Luti acabou virando uma grande amiga. Todo ano, sempre que ela vinha para Santa Maria, nos encontrávamos para um café e passávamos HORAS batendo papo, sem perceber o tempo passar. Também pudera: quem a conheceu, sabe muito bem o quanto ela era afetuosa, agradável, alegre, perspicaz. Ela ainda tinha muito o que produzir na área e muito o que conversar conosco. Vai fazer uma falta enorme. Um abraço apertado para seus familiares e amigos".

Informações preliminares dão conta de que a professora teria tido um mal-súbito em casa, por volta das 2h30min de hoje. O velório ocorre até as 16h, na capela B no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, onde Luti será sepultada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu administradora Graziele Gracioli Dalla Porta Anterior

Morreu administradora Graziele Gracioli Dalla Porta

Morreu a professora Izaura Borges Cabral Próximo

Morreu a professora Izaura Borges Cabral