Viva o Campus e Circuito Cultural nos Museus movimentam Santa Maria

Rebeca Kroll

Viva o Campus e Circuito Cultural nos Museus movimentam Santa Maria
O 4º Dia Estadual do Patrimônio, proposto pela Secretaria de Cultura do Estado, foi acolhido por diferentes municípios, em função do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto. Em Santa Maria, a data foi celebrada e movimentou o fim de semana da Cidade Cultura.

No domingo (21), o Viva o Campus foi especial para exaltar o patrimônio histórico e cultural com música, dança, visita aberta nos Espaços Museais da UFSM, sessões de filmes no Planetário e encontro de grupos vocais, no Espaço Multiuso da universidade. Centenas de pessoas aproveitaram o dia ensolarado para visitar o local e acompanhar as atividades, que também ocorreram ao ar livre.

Circuito pelos museus

Já no sábado (20) à tarde e à noite, foi realizado o primeiro Circuito Cultural nos Museus de Santa Maria. Um grupo de 20 pessoas, entre convidados e pessoas da comunidade que se inscreveram para realizar o passeio, pôde aproveitar uma viagem pelas artes, memória e história do Coração do Rio Grande.

Com o apoio da empresa Efal Turismo, o público fez o circuito gratuito em um ônibus-jardineira, que recebe esse nome em função das janelas com aberturas panorâmicas. Com início às 17h, o grupo visitou cinco locais: o Museu de Arte de Santa Maria, o Acervo Artístico da UFSM, localizado na Biblioteca Central da universidade, a Casa de Memória Edmundo Cardoso, o Museu Vicente Pallotti e o Arquivo Histórico de Santa Maria. Por fim, os participantes ainda participaram de um jantar de confraternização por adesão.

Fotos: Guilherme Brum (prefeitura de Santa Maria)

Leia também

Revista MIX: 5 motivos para celebrar o Patrimônio Histórico de Santa MariaProjetos da UFSM recebem R$ 105 mil para contribuir com revitalização do Centro Histórico de Santa MariaProjetos aprovados no Edital de Ocupação do Theatro Treze de Maio já têm data de apresentação confirmada

Possibilidade de nova edição

A ideia partiu da secretária municipal de cultura, Rose Carneiro, e do pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho.

– Essa ação nos ajuda a cumprir o direito constitucional de acesso à cultura e à arte. Hoje, é um trabalho piloto, mas seria incrível poder expandir isso para as escolas. Santa Maria produz cultura e possibilitar esse acesso é fundamental – afirma Flavi.

Rose ressalta que a secretaria está sempre em busca da criação de eventos diferentes, e o circuito veio para fomentar a capacidade turística dos museus. Inicialmente, a ideia era realizar a ação com um grupo fechado, mas, depois, a prefeitura decidiu abrir para o público. De acordo com a secretária Rose, em cerca de 30 minutos, as vagas se esgotaram.

– Ações como essa são importantes para a gente valorizar a nossa história e a nossa memória. Tem demanda, e as pessoas querem conhecer e passear nesses locais. Depois dessa edição, vamos estudar a possibilidade de fazer outras – garante Rose.

Rota Cultural

De exposições artísticas até o arquivo histórico municipal. Com saída do Museu de Arte de Santa Maria, o circuito foi recheado de atrações para todos os gostos.

Museu de Arte de Santa Maria (Masm)

O Masm trabalha em prol de tornar-se um centro cultural. Divulga e promove a cultura material e imaterial, através das artes visuais. Realiza atividades como visitas mediadas, ações educativas, palestras e conversas com o artista além de salões e concursos.

Durante o passeio os participantes puderam conferir a exposição do Salão Latino Americano de Artes Plásticas 2022.

Acervo Artístico da UFSM

Localizado no prédio da Biblioteca Central UFSM, o Acervo Artístico da Universidade Federal de Santa Maria é um dos maiores acervos de artes visuais do interior gaúcho. O espaço reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros. Os visitantes apreciaram uma exposição de artes visuais e outra do Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas. O Museu de Arte, Ciência e Tecnologia, localizado no planetário, também foi visitado.

Casa Museu Edmundo Cardoso

A Casa de Memória Edmundo Cardoso é constituída por um acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, no qual serve a comunidade através do atendimento ao público e exposições referentes à história de Santa Maria.

Edmundo Cardoso nasceu em 1917 e tornou-se referência para a história e cultura santamariense. Foi jornalista, funcionário da justiça, escritor e teatrólogo, tendo fundado duas importantes instituições: a Escola de Teatro Leopoldo Fróes e o Clube de Cinema de Santa Maria.

Museu Vicente Pallotti

O Museu Vicente Pallotti é uma instituição de caráter cultural, mantido pela Sociedade Vicente Pallotti, dos Padres e Irmãos Palotinos, da Província Nossa Senhora Conquistadora, de Santa Maria/RS, e tem por missão coletar, pesquisar e preservar os testemunhos materiais do homem e ambiente, com o objetivo de colocar o acervo a serviço da comunidade, para fins de conhecimento, estudo e reflexão.

Arquivo Histórico Municipal

Com o objetivo de organizar, preservar e difundir as fontes que registram a memória do município, o Arquivo Histórico Municipal apresenta coleções de interesse para a história local e regional. Oferece à comunidade santa-mariense e da região atividades de pesquisa, visita orientada, aula prática e exposição temática. Durante o passeio o público conferiu a exposição itinerante: “Regimento Coronel Pillar: uma unidade a serviço da comunidade gaúcha no coração do Rio Grande”.

Leia mais notícias de Cultura

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Covid-19: Pfizer pede autorização de uso emergencial de nova vacina Anterior

Covid-19: Pfizer pede autorização de uso emergencial de nova vacina

Reciclagem e coleta seletiva serão tema de bate-papo nesta sexta-feira Próximo

Reciclagem e coleta seletiva serão tema de bate-papo nesta sexta-feira

Geral