o dia pelas ruas

VÍDEO: movimentação intensa e fila do auxílio emergencial marcam manhã de segunda

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Fila na agência da Caixa no Centro

A procura pelo saque do auxílio emergencial gerou filas menores do que o habitual durante a semana passada na manhã desta segunda-feira. Na agência da Caixa do Calçadão, cerca de 150 pessoas aguardavam atendimento por volta de 1h15min - no sábado, por exemplo, eram mais de 400. Foi o primeiro dia de horário diferenciado de atendimento: para reduzir as aglomerações, todas as agências do país abriram às 8h (duas horas mais cedo que o normal), com funcionamento até às 14h - em Santa Maria, as agências do Centro, do Patronato e do Bairro Pinheiro Machado já atendiam em horário ampliado desde o dia 22.


A autônoma Luciana Soares, de 43 anos, aproveitou a fila menor para sacar o benefício. Ela já havia tentado no sábado, mas após 1h30min de espera, decidiu abandonar a fila. Para ela, a liberação do auxílio levou quase um mês e, com a redução no trabalho de manicure e pedicure, os R$ 600 serão essenciais para fechar as contas.

- A situação está horrível, parou tudo. Estou conseguindo alguns trabalhos nas sextas e sábados, deu uns 80% de redução - relata.

Para a desempregada Idoir Mendonça da Costa, de 54 anos, a situação é semelhante. Ela mora com o marido, que passa por um problema de saúde, duas netas e uma filha - que já conseguiu sacar o benefício.

Homem é assassinado com cinco tiros em bar de Caçapava do Sul

- Sem o dinheiro ficaria complicada a situação, iria ter problema para fechar o mês. Está feio para todo mundo - conta.

COMO FAZER O SAQUE DO AUXÍLIO
Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui. O aplicativo está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social Digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na CAIXA e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app. 

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem com o seu CPF e senha numérica de 6 dígitos
  • Selecione a opção "Saque sem cartão", que será habilitada na data marcada para o resgate do dinheiro
  • Informe o valor que deseja sacar
  • Como não há cartão para esta conta digital, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. Anote o número
  • O código terá validade de duas horas
  • No caixa eletrônico ou na lotérica, digite o código autorizador
  • Atenção! Será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque

MOVIMENTAÇÃO
Nas áreas centrais da cidade, o dia novamente foi de grande movimento. Com o tempo nublado e alguns pingos de chuva durante a manhã, ambulantes vendiam guarda-chuvas, algo que não era visto no Calçadão há meses em função da estiagem. Vendedores de máscaras também anunciavam o produto.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Movimento no Calçadão por volta de 11h30min

Com o começo do mês, a procura por serviços bancários também aumentou. Filas foram observadas pela reportagem do Diário em duas agências na Rua do Acampamento e outras duas na Avenida Rio Branco. Por volta de 11h45min, a procura por atendimento era mais baixa, com no máximo 20 pessoas em cada agência, entretanto, de acordo com relatos, as filas eram maiores na primeira metade da manhã.

*colaborou Felipe Backes










Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segunda edição do Drive Thru Solidário será no dia 16 de maio

Próximo

VÍDEO: famílias de crianças com deficiência driblam limitações da pandemia

Geral