#portodosnós

VÍDEO: como os shoppings estão se reinventando frente à pandemia

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os shoppings da cidade precisaram se reinventar. Disponibilizar álcool gel e aferir a temperatura dos clientes na entrada são apenas algumas das medidas de segurança que estão sendo tomadas. A seguir, confira como cada empreendimento está enfrentando o período de encolhimento da atividade econômica e como a parceria com os lojistas se tornou fundamental. 

ROYAL PLAZA SHOPPING
Para poder reabrir as portas aos clientes, os shoppings de Santa Maria reforçaram as medidas de segurança. O Royal Plaza Shopping, do administrador Ruy Giffoni, é um deles. Giffoni garante que o local está tomando todas as precauções necessárias para evitar a disseminação do coronavírus e, ao mesmo, tempo, reverter a realidade econômica dos seus lojistas que ficaram por quase um mês de portas fechadas. Com um cenário não muito favorável e com consumidores ainda retraídos, a direção precisou reinventar métodos visando resgatar a confiança dos clientes sem que corram riscos.

Quem pode e como se inscrever no Cadastro Único em Santa Maria

O responsável pelo Royal enfatiza que o compromisso é com a saúde e o bem-estar de todos, mas que necessita que a economia dentro do complexo de lojas seja restabelecida.

- O nosso shopping foi o terceiro do Brasil a reabrir. Prezamos muita pela segurança, por isso oferecemos aos clientes a higienização adequada, temos medidores de temperatura de quem entra pela porta principal e, pelo estacionamento, há um tapete com produtos para desinfecção de calçados na entrada. Tem álcool gel em diferentes pontos, é feita a limpeza do piso a cada duas horas usando soluções de higienização, assim como corrimãos, maçanetas, botões de elevador, escadas rolantes, etc. Posso te dizer que os shoppings são os ambientes mais seguros que as pessoas frequentam - ressalta Giffoni.

PRAÇA NOVA SANTA MARIA
A pandemia reduziu o movimento no Shopping Praça Nova e, em decorrência disso, o faturamento dos lojistas. Em vista disso, os donos de lojas buscam reinventar propostas com o objetivo de recuperar-se economicamente. Tudo isso, sem deixar de lado os cuidados de prevenção ao novo coronavírus. Apesar do cenário, o otimismo segue entre os lojistas.

- Cada um está trabalhando para manter a sua marca. Todos estão traçando estratégias próprias, alguns com vendas pelos canais digitais, outros com entrega sem custo, e por aí vai. Estamos todos muito otimistas e nos reorganizando, já planejando uma ação coletiva para o mês de julho. É tudo muito novo, e um cenário que muda a cada hora, o que não permite planos a longo prazo - afirma Daniela Gonçalves Kliemann, proprietária de uma livraria e integrante da direção de Associação de Lojistas do shopping.

Especialistas apontam quais cuidados se deve ter com doações de roupas

Independentemente do segmento da loja, a esperança por melhores resultados no faturamento é o que motiva a empresária Graziele Filipetto Tronco.

- Com a reabertura do shopping, precisamos nos reinventar. Colocamos em prática a loja virtual, que estava no papel e precisou ser adiantada. Também passamos a vender pelo WhatsApp, com entrega grátis para Santa Maria. Foram pequenas ações que fizeram a diferença, já que impactou positivamente os clientes antigos e ainda nos trouxe novos. Estamos otimistas e abertos a novos tempos. Claro, dando atenção para todas as medidas de cuidados com a saúde e com pensamento positivo para suportar a crise - revela a lojista que adotou o rodízio de colaboradores para evitar demissões.

SANTA MARIA SHOPPING
Em meio à pandemia do novo coronavírus e impedido de abrir as portas em determinado período do isolamento social, o Santa Maria Shopping decidiu dar descontos nos aluguéis e na cobrança de condomínio aos lojistas. Tudo para diminuir o impacto financeiro causado pelos dias parados e a consequente redução do número de visitantes em um período de encolhimento da atividade econômica.

A administradora do shopping, Oneide Serro, ressalta o esforço do empreendimento, localizado no coração de Santa Maria, para manter os espaços comerciais ocupados.

Mais de 5 mil famílias de Santa Maria não receberam auxílio emergencial

- Enquanto ficamos por vários dias fechados, foram cobrados de todos o condomínio referente somente aos dias que eles trabalharam e que pudemos abrir. Depois que foi permitida a volta, houve uma negociação sobre o aluguel que varia de 30% a 40% - explica Oneide.

Após a autorização dos agentes públicos para a reabertura, todos os cuidados sanitários estão sendo tomados. Entre eles, a aferição da temperatura na entrada dos clientes, disponibilização de álcool gel e limpeza de corrimões a cada uma hora. Por força de decretos municipal e estadual, todas as pessoas são obrigadas a utilizar máscara de proteção individual ao entrar.

- Todos os funcionários passaram por um treinamento especial, onde tudo foi mudado - enfatiza a administradora do shopping.

MONET PLAZA SHOPPING
Localizado no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, o Monet Plaza Shopping resolveu tomar uma medida enérgica para manter a saúde financeira dos lojistas em meio à pandemia do novo coronavírus: o shopping não está cobrando o valor do aluguel e nem verbas para propaganda dos empresários. Fundado em 1997, o shopping movimenta diariamente cerca de 450 colaboradores, entre empregados diretos e indiretos.

- É um desafio e um aprendizado diário este novo momento. Estamos reaprendendo tudo junto com os lojistas. Todos os dias conversamos e buscamos uma nova forma de como podemos andar com as coisas daqui para a frente - afirma a gerente de marketing, Dafne de Mello Lopes

Prefeitura lançará pacote de medidas para reduzir burocracia e apoiar crédito

A partir da próxima segunda-feira, o shopping vai ampliar em duas horas seu horário de funcionamento, ficando com as portas abertas das 11h às 19h. Contudo, para isso, uma série de medidas de higiene estão sendo adotadas. O uso de máscara de proteção individual, assim como em outros espaços públicos e privados, é obrigatório. O shopping ainda disponibiliza álcool gel em vários ambientes e afere a temperatura de todo o cliente ao entrar.

- Estamos seguindo todas as orientações dos decretos e portarias, que é o uso obrigatório da máscara, disponibilização de álcool gel. A praça de alimentação foi reduzida em 50% da capacidade, assim como o público em geral do shopping - finaliza gerente de marketing.

ELEGÂNCIA CENTER SHOP
Com 12 lojas em funcionamento, o Elegância Center Shop também precisou se reinventar em decorrência do coronavírus. Assim como os outros empreendimentos que precisaram fechar as portas devido às medidas de isolamento social, o empreendimento resolveu dar desconto no aluguel dos lojistas.

A auxiliar da administração, Beatriz Farias, explica que no primeiro mês foi dado 30% de desconto, 50%, no segundo mês, e, novamente, 30%, no último.

- É uma parceria entre os lojistas e proprietários - salienta.

Exames práticos de direção serão retomados a partir de segunda em Santa Maria

Localizado bem no centro de Santa Maria, entre as ruas Dr. Bozano e Floriano Peixoto, o shopping funciona com duas portarias. Em ambas, um funcionário afere a temperatura dos clientes e disponibiliza álcool gel. O uso e máscara de proteção individual também é obrigatório para a entrada.

Agente de viagem em uma empresa de turismo, Ricardo Ramires reconhece o esforço do shopping, fundado em 1995, para ajudar os lojistas em meio à pandemia.

- O Elegância reduziu os aluguéis e tem reduzido todas as nossas despesas internas. Com isso, a gente está se reinventando, trabalhando mais a nível de mídia social, vendas a distância, reduzindo os custos e reorganizando a empresa de uma forma que ela se torne minimamente sustentável - explica Ricardo. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras alteram o trânsito na Rua do Acampamento a partir desta segunda Anterior

Obras alteram o trânsito na Rua do Acampamento a partir desta segunda

Mega-Sena acumula; prêmio vai a R$ 7 milhões Próximo

Mega-Sena acumula; prêmio vai a R$ 7 milhões

Geral