carteira de habilitação

Exames práticos de direção serão retomados a partir de segunda em Santa Maria

Na primeira semana, vagas são reduzidas e cuidados de saúde são exigidos para alunos e examinadores

18.398

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Paradas desde a penúltima semana de março, as provas práticas para quem pretende ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão retomadas a partir desta semana em Santa Maria. Depois de suspender todos trabalhos, em março, por causa da pandemia, os Centros de Formação de Condutores (CFCs) voltaram, aos poucos, as atividades. As aulas teóricas são ministradas de forma remota, as aulas práticas recomeçaram com uma série de cuidados de higiene e as provas teóricas foram retomadas com menos pessoas na sala. Por fim, os exames práticos começam, ainda em pequeno número, para dar fluxo ao processo dos futuros motoristas. 

Sessões do cine drive-in são transferidas para domingo

Em Porto Alegre, esse tipo de atividade foi retomado no dia 1º de junho. Em Santa Maria, a agenda de exames foi repassada nos últimos dias aos CFCs. Com a redução do número de examinadores, considerando o afastamento dos que são de gurpo de risco, o número de vagas disponíveis para a primeira semana de provas é bem menor. Rodimar Dall Agnol, diretor geral do CFC Viacentro e vice-presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicfc RS), estima que o número de pessoas que farão prova nesta semana corresponde a cerca de 20% do número de uma semana em período anterior à pandemia:

- É uma retomada gradativa, mas é o começo. A expectativa é que o número (de vagas na prova prática) vá aumentando aos poucos - avalia. 

De acordo com Dall Agnol, existe um número grande de pessoas aguardando para o exame prático porque em janeiro e fevereiro, normalmente, é quando mais pessoas iniciam o processo de habilitação e, a grande maioria, aguarda a prova prática agora. A expectativa é dar fluxo aos processos a partir de agora. 

Como os shoppings de Santa Maria estão garantindo a prevenção

No CFC Padre Réus, o diretor de ensino, Guilherme Supriano Correa, lembra que a última prova prática foi feita em 18 de março. O próximo exame seria em 25 de março, mas aí as atividades foram canceladas em todo o Estado. Agora, esses alunos, vão poder, aos poucos, se organizar para os exames. 

Já no CFC Ativa, assim que foi anunciado que era possível agendar a prova prática, em questão de 2 ou 3 horas, segundo Edison Giovane de Souza, coordenador de ensino, todas vagas foram preenchidas. Ele estima que, em uma semana, até março, pelo menos 60 pessoas faziam a prova prática. Nesta, serão menos de 15: 

- A gente espera que aos poucos a situação vá mudando, se der tudo certo, vai aumentar o número de vagas depois - projeta. 

REGRAS
Além de ter um número de menor de vagas, com menos pessoas reunidas no local de prova, o Detran criou uma série de regras para retomada de exames práticos: 

  • Para provas de motocicleta, o aluno terá de levar seu próprio capacete
  • Todas pessoas devem usar máscaras e álcool 70%
  • Os candidatos devem ir sem acompanhantes no local do exame
  • As provas em veículos sobre quatro rodas devem, preferencialmente, ser feitas com os vidros abertos
  • Os veículos e tablets precisam ser higienizados após o final de cada exame 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190