deni zolin

Prefeitura lançará pacote de medidas para reduzir burocracia e apoiar crédito

Ampliação da validade de alvarás e fim da exigência de documentos autenticados beneficiará MEIs, microempresários e profissionais liberais

18.306

Diante da grande dificuldade enfrentada pelos empresários e microempreendedores (MEIs) por causa da pandemia, a prefeitura de Santa Maria confirmou que vai lançar, nesta segunda-feira, um pacote de medidas para reduzir a burocracia e para apoiar a concessão de financiamentos, principalmente a profissionais liberais, MEIs e microempresários. As medidas serão anunciadas em uma transmissão ao vivo, das 19h às 20h, de segunda. Será a primeira de uma série de quatro lives semanais chamada Papo Reto de Segunda, que terão também orientações e dicas do Sebrae e de outros especialistas.

Carro desce escadaria e fica preso na entrada de delegacia

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk, entre as medidas tomadas imediatamente por decreto, estarão a prorrogação da validade de alvarás e licenças para facilitar a vida dos empresários em meio à pandemia. Outra mudança será a retirada da necessidade de autenticar documentos em cartório antes de apresentá-los à prefeitura. Haverá outro decreto prevendo a regulamentação dos lanches rápidos e food trucks, o que valerá para atuais empreendedores e para quem quiser montar esses serviços de forma legalizada.

- Revisamos todas as normas de desburocratização do decreto 49, do Poupa Tempo. Entendemos que é preciso salvar os CNPJs para salvar empregos e renda - diz Falk. 

Veja como doar e pedir doações da Campanha do Agasalho 2020

Outra mudança importante virá por meio de projeto de lei, que será enviado à Câmara de Vereadores nos próximos dias. Falk não quis adiantar todos os detalhes antes de conversar com os parlamentares, mas afirmou que será uma proposta para incentivar e facilitar a concessão de empréstimos para microempreendedores individuais, profissionais liberais e microempresários com faturamento anual de até R$ 360 mil. Os empréstimos devem ser feitos em parceria com a Imembuí Microfinanças.

- São empreendedores que não têm conseguido empréstimos em bancos e estão precisando muito de dinheiro - afirma o secretário.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190