luto

VÍDEO: com gritos de 'Mãe Loira, presente!', amigos e familiares se despedem de Verônica

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Um dia depois da morte de Veronica Oliveira, 40 anos, assassinada a facadas em Santa Maria, familiares e amigos prestaram mais homenagens. Aos gritos de "Veronica, presente!" e "Mãe Loira, presente!" o caixão, coberto pela bandeira colorida que simboliza a luta pela igualdade, principalmente da comunidade LGBTQI+, entrou no Cemitério Ecumênico de Santa Maria onde ocorreu o enterro na manhã desta sexta-feira. 

As dezenas de pessoas que acompanharam o sepultamento trouxeram bandeiras, cartazes com fotos e até um estandarte do bloco carnavalesco 'Mãe Loira', que foi criado por Verônica. Ao final, o choro dos amigos e familiares se misturou a aplausos e gritos de justiça. 


Verônica, que é transexual e há 13 anos fundou uma alojamento para trans em Santa Maria, foi atingida na madrugada de quinta-feira, na Avenida Presidente Vargas, próximo da Avenida Borges de Medeiros.No mesmo local, Carolline Dias também foi assassinada em setembro. 


Leia mais:
Transexual é morta a facadas em Santa Maria
'Quando uma de nós sai de casa, não sabe se vai voltar' diz amiga de trans assassinada
VÍDEO: 'deixa um legado de respeito e amor', diz moradora de alojamento de Verônica

Neste momento, a investigação aponta que um homem, em um carro, se aproximou dela e outras duas pessoas, querendo negociar um programa. Com a negativa, começou uma discussão e o homem acabou esfaqueando Verônica. Ela foi socorrida pelo Samu, levada ao Hospital Universitário de Santa MAria (Husm), mas não resistiu e morreu horas depois. 

Verônica é a terceira trans assassinada neste ano, em menos de 4 meses, na cidade. Além da estatística, que assusta a todos, a morte de Veronica comoveu santa-marienses e ativistas porque há anos ela ajudava outras pessoas transexuais em seu alojamento, o primeiro do Estado com essa finalidade. Ela também organizava ações de solidariedade com pessoas carentes. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falta d'água afeta moradores da zona leste da cidade Anterior

Falta d'água afeta moradores da zona leste da cidade

Pedido de vistas impede votação do Parque Tecnológico da UFSM Próximo

Pedido de vistas impede votação do Parque Tecnológico da UFSM

Geral