solidariedade

VÍDEO: Com doações da comunidade, projeto serve almoço solidário na Vila Kennedy

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Cerca de 60 moradores de rua ou pessoas em vulnerabilidade social do Bairro Salgado Filho e arredores recebem, de graça, todas as quintas-feiras, um almoço solidário. Em alguns casos, esta é a única refeição do dia. Aos sábados, é servido um café da tarde solidário. 

A iniciativa é do projeto De Mãos Dadas com Jesus, organizado pelo pastor Júnior Leal e a esposa, a pastora Ana Paula da Cruz, moradores da Vila Kenedy.

- Fui morador de rua, há mais ou menos 15, 17 anos, lá em Porto Alegre. Eu me recuperei em um lugar assim, em projeto parecido com esse. Então, Deus colocou no meu coração que, quando eu conseguisse, eu realizaria um projeto igual esse - comenta o pastor Junior Leal.

Resultados do Enem serão divulgados em fevereiro

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">

A ação começou em junho de 2021 e pretende, futuramente, atender a população todos os dias. O idealizador do projeto conta, ainda, que a ação solidária já ajudou cerca de 70 pessoas que passaram pelo local. Elas sempre voltam acompanhadas de outras pessoas fazendo com que o projeto cresça cada vez mais.

O almoço é servido todas as quintas-feiras às 12h, sendo possível buscar marmitas para aqueles que não conseguem se locomover até o local. A pastora Ana Paula conta que, além das refeições, o projeto busca auxiliar a população em vulnerabilidade da região com roupas e calçados, sendo recolhidos e distribuído para todos os que precisam.

 Chuva acumula 50mm em Santa Maria, tempo seco volta na sexta

- Atendemos famílias e crianças carentes. Já são mais de 64 pessoas cadastradas. Distribuímos refeição, roupas e agasalhos na época de frio. Muitas vezes, pessoas batem em nossa porta pedido comida, roupas. Nós fazemos o possível para ajudar a todos. Por isso, esse projeto é muito importante e, para ele continuar, precisamos da ajuda de todos que puderem - pontua Ana Paula da Cruz, coordenadora do projeto.

Júnior reforça que cestas básicas não são doadas. O projeto apenas fornece alimentos e roupas. Para as próximas semanas, uma nova data será acrescentada. A partir do dia 1º de fevereiro, o almoço será servido também às terças-feiras ao meio dia.

O divórcio da princesa Diana nas telas de Santa Maria

- Um dia passei aqui e me chamaram. Eu nem sabia que esse lugar existia. Eu sempre fui em um projeto no centro, mas vim almoçar aqui ou não teria o que comer. A comida aqui é ótima, bem quentinha, não é salgado e nem muito doce, é feita com amor e carinho - comenta Francisco Miguel, de 69 anos, morador da Vila Kennedy.

O pastor salienta que o projeto sobrevive de doações e reforça o pedido delas. A intenção é aumentar o número de refeições, mas, até o momento, as doações ainda não suficientes. 

VÍDEO: centro de atendimentos do Husm virou referência na reabilitação de queimados após a Kiss

Como ajudar?

O projeto recebe de doações: 

  • Alimentos (todos os tipos)
  • Legumes e verduras
  • Carnes (todos os tipos)
  • Roupas e agasalhos
  • Calçados
  • Para doar qualquer valor em dinheiro, a chave do pix é 67148450063 (Carlos Eduardo Leal Junior)

Como participar?

  • Local - Rua André da Rocha. número 350, Bairro Salgado Filho, Vila Kennedy
  • Onde - Terças e quintas-feiras, às 12h

*Colaborou Fellipe Medeiros

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Apesar do tempo seco, calor intenso não deve voltar no final de semana

Seca deixa 3,5 mil famílias sem acesso à água e causa prejuízo de R$ 3,9 bilhões na Região Central Próximo

Seca deixa 3,5 mil famílias sem acesso à água e causa prejuízo de R$ 3,9 bilhões na Região Central

Geral