Foto: Pedro Piegas (Diário)
O público de Porto Alegre teve a oportunidade de ocupar 30% das cadeiras da plateia do Theatro São Pedro, no último domingo. Após mais de um ano vazio, o tradicional teatro da capital reabriu as portas com uma apresentação da orquestra da casa, que realizou concerto com obras de Wolfgang A. Mozart e Radamés Gnattali. Além de receber a plateia reduzida, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do teatro no YouTube.
Em 2021, Feijoada vai comemorar os 19 anos do Diário
Já em Santa Maria, o Theatro Treze de Maio segue sem plateia, pelo menos nesta última semana de maio, quando duas atividades ainda ocorrem no local. Na apresentação de amanhã, no Scala Treze, haverá o especial Janelas Cantantes, às 18h. Na ocasião, alguns artistas vão cantar e tocar das janelas do teatro para o público assistir da rua. Esta é uma ação em homenagem aos 24 anos de reabertura do local, lembrado ao longo do mês, e celebrado em 26 de maio. No sábado, 29, também sem plateia, tem a apresentação do espetáculo As Aventuras de Emilia e Dom Quixote, da Cia Armazém, às 16h, em transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura, marcando o encerramento do Projeto Viva os Livros.
Grupo Pregando Peça lança série de oficinas virtuais para ensinar a fazer bonecos
No Treze, as cadeiras, talvez, voltarão a ser ocupadas pelos fãs da cultura, a partir de junho. Quem diz é a diretora da casa, Ruth Péreyron. E, claro, tudo será de acordo com as limitações impostas pelo novo Sistema 3 As, que substituiu o Modelo de Distanciamento Controlado, do Estado para prevenir a Covid-19.– Estamos estudando o decreto do Estado para sabermos como seguir nos próximos eventos. Vamos analisar quais são as adaptações necessárias e, com todos os cuidados, vamos avaliar quantas cadeiras liberaremos ao público, talvez, a partir de junho – ponderou Ruth.
PALCO TREZENesta edição, em que o projeto Treze: O Palco da Cultura celebra 15 anos de existência, nove projetos serão contemplados. As inscrições terminaram no último dia 18 e, de acordo com Ana Lucia Silva, o edital recebeu 15 propostas. Concorrem às vagas quatro projetos de espetáculos no segmento dança, uma proposta no segmento teatro, uma no segmento “outros” e nove propostas no segmento música. A comissão de avaliação, formada por oito profissionais que atuam no segmento cultural terá até 29 deste mês para fazer a leitura e avaliação. A divulgação está prevista para 31 de maio, uma segunda-feira.
Acordeonista de Santa Maria é jurado em duas competições internacionais
LEILÃO DE ARTEA Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio (AATTM) promove um Leilão de Arte para arrecadar fundos para a manutenção do Theatro.– Estamos otimistas com os lances, que podem ser feitos por meio da página do Theatro. 15 artistas e colecionadores doaram obras em diversas técnicas e linguagens como fotografias e pinturas. Fiz a captação das obras que tiveram lances mínimos bem abaixo dos valores de cotação dos artistas – explica a presidente da AATTM Marília Chartune Teixeira.Para participar do leilão, basta acessar as redes sociais do Theatro até o dia 31 de maio.