Foto: Guilherme Brum / Prefeitura de Santa Maria
Mais de 4 mi militares desfilaram neste domingo (7) na avenida Medianeira.
No dia em que o Brasil celebra 203 anos de Independência, este domingo (7) foi marcado pelo tradicional desfile cívico-militar de Santa Maria. Em mais um ano, a avenida Medianeira foi o palco do desfile que teve cerca de dois quilômetros de extensão e reuniu, conforme a prefeitura, 4 mil militares e 4,8 mil civis entre escolas, repartições públicas, entidades civis e sociais. A estimativa de público foi de 12,6 mil espectadores – totalizando mais de 21 mil pessoas presentes.
Entre os destaques da programação esteve o desfile militar, que apresentou as forças de defesa, como o Exército e militares da Ala 4, a Base Aérea de Santa Maria. Juntas as forças armadas representam o segundo maior contingente militar do Brasil. Também desfilaram Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. O público pode prestigiar a passagem de veículos blindados e símbolos históricos.
Outro destaque foi a apresentação da Banda do Colégio Manoel Ribas, uma das mais tradicionais do evento, aplaudida em pé pelo público presente.
Homenageados
Os homenageados in memoriam deste ano são Taltíbio de Mello Custódio e Albino Pozzobom.
Taltíbio, que morreu aos 104 anos em dezembro de 2024, foi o último combatente vivo da região a participar da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.
Já Albino Pozzobom teve sua trajetória marcada pelo empreendedorismo local. Dono da tradicional distribuidora de bebidas Vermelhão da Sete, referência ao endereço na Rua Sete de Setembro, Albino faleceu aos 90 anos, em julho de 2025, e é lembrado como figura fundamental na história recente da cidade, especialmente por apoiar e incentivar a carreira política dos filhos, o Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo Jorge Pozzobom e o vereador de Santa Maria Admar Pozzobom.
Além dos homenageados individuais, a Semana da Pátria em Santa Maria também destaca figuras e instituições que contribuem para a formação cidadã e cultural da comunidade. Entre os destaques locais, está o Diácono João Luiz Pozzobon, com a celebração do Jubileu e os 75 anos da campanha da Mãe Peregrina, movimento de evangelização que se espalhou por diversos países a partir de Santa Maria.
As instituições santa-marienses homenageadas foram:
- 120 anos da Escola Marista Santa Maria
- 120 anos do Colégio Franciscano Sant’Anna
- 80 anos do regresso dos combatentes da 2ª Guerra Mundial – Força Expedicionária Brasileira (FEB)
- 95 anos da Escola Estadual Cícero Barreto
- 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann
- 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Lopes
- 5 anos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)
Em 2025, o tema nacional da Semana da Pátria presta homenagem a uma das figuras mais emblemáticas da história do país: Dom Pedro II – Vida e Obra– Símbolo de retidão pessoal, competência e dedicação ao Brasil, o imperador é lembrado como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento do país durante o Império. Já o tema estadual celebra os mais de 100 anos do Grêmio Náutico União, clube social e esportivo de Porto Alegre, reconhecido por sua excelência na formação de atletas de renome nacional e internacional, incluindo medalhistas olímpicos.
Encerramento
O desfile foi encerrado com a participação de cavaleiros da 13ª Região Tradicionalista, seguida do arriamento das bandeiras e da extinção do fogo simbólico.
Em sua fala, o prefeito Rodrigo Décimo (PSD) destacou o simbolismo da data;
— O dia 7 de Setembro é um momento de reflexão sobre o papel do brasileiro nos dias atuais e também o exercício do patriotismo e de valorizar cada vez mais a força da nação. Foi isso que os santa-marienses fizeram hoje — afirmou
Os desfiles cívico-militares realizados no 7 de Setembro acontecem em todo o país desde o século 19 como forma de celebrar a Proclamação da Independência do Brasil, em 1822, e reforçar os valores de civismo, patriotismo e identidade nacional. Ao longo das décadas, a data consolidou-se como uma das mais tradicionais manifestações públicas brasileiras.
Em vídeo: