VÍDEO: Agressão verbal a médico suspende parcialmente atendimentos e gera protesto de moradores em unidade de saúde de Santa Maria

VÍDEO: Agressão verbal a médico suspende parcialmente atendimentos e gera protesto de moradores em unidade de saúde de Santa Maria

Foto: Rian Lacerda (Diário)

O que era para ser um dia de atendimento normal na rotina na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alto da Boa Vista, localizada na Vila Alto da Boa Vista, no Bairro Nova Santa Marta, transformou-se em uma paralisação dos agendamentos e acolhimentos nesta quarta-feira (3). Após um médico e outros funcionários terem sido, segundo relatos dos profissionais, agredidos verbalmente por uma paciente na manhã de terça-feira (2), parte da equipe se afastou do trabalho por abalo emocional. A situação gerou um protesto de moradores em apoio aos profissionais da ESF, enquanto a prefeitura afirma que irá mediar o conflito.


O motivo do conflito, conforme funcionários, teria sido um desentendimento durante a distribuição de fichas, um serviço que atrai dezenas de pessoas para a fila antes mesmo das 5h da manhã.


🔗Envie sua sugestão de pauta neste link


Veja em vídeo: 


“Todos nós estamos abalados”

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Maria Claudete Xavier, agente comunitária de saúde, relata que foi chamada por colegas desesperadas na terça-feira (2).


– Chegamos e deu um pequeno atrito no primeiro horário da fila. Segundo relatos, uma moradora instigou outras, se levantou e agrediu verbalmente o médico da nossa unidade. Começou a dizer palavrões, a humilhar, fazer xingamentos. Teve uma pessoa que agrediu a recepcionista, que é nova, e também a enfermeira – conta a agente sobre as agressões verbais e psicológicas que teriam ocorrido na terça-feira. 


De acordo com ela, a equipe está abalada com o episódio.


Hoje, a nossa comunidade está sem atendimento. O médico está muito abalado, não se sabe ainda se vai conseguir voltar. Não sabemos se a nossa enfermeira vai conseguir voltar. É uma situação bem triste – desabafa Claudete.


E ela que faz um apelo: 


– A unidade preza por um atendimento de qualidade. Peço que a comunidade nos ajude a identificar essas pessoas que estão fazendo esses movimentos para difamar a imagem dos profissionais.


A enfermeira Rita Venturini confirma os fatos e esclarece a natureza da agressão.


Não houve agressão física, mas, sim, psicológica, verbal, humilhação perante todos os pacientes que estavam presentes, sem necessidade. O doutor estava apenas fazendo uma palestra na sala de espera e ela começou a agredi-lo por coisas banais –  relata a profissional.

 Segundo ela, o episódio teria sido provocado por uma usuária específica, que já teria causado problemas em outras ocasiões.


Apoio da comunidade

A notícia do afastamento da equipe mobilizou a comunidade. Com cartazes em mãos – dizendo "Somos todos pelo posto de saúde", "100% Dr. Manoel" e "Respeito já" – moradoras, como Rocicler Silveira, Juciely Belasqueim e Andreia Mendes, foram para frente da UBS em apoio aos profissionais.


– A equipe em si do posto é maravilhosa, o doutor, as enfermeiras... A gente sem o posto é nada, porque não é apenas uma família, são milhares de famílias – afirma Juciely.


A presidente da Associação de Moradores da Vila  Alto da Boa Vista, Elizabete Pinheiro, afirma que o problema é recorrente e critica a falta de segurança e de diálogo por parte da gestão municipal.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

​– Nós já tivemos dois arrombamentos na unidade. Esta perseguição ao nosso médico já vem acontecendo desde o ano passado, com a mesma pessoa envolvida. Se 99,8% da comunidade está satisfeita, não é uma ou duas pessoas que vão fazer um estrago – argumenta a líder comunitária.


Elizabete também aponta para problemas estruturais que geram a tensão, como a alta demanda por exames.


São 30 fichas para uma comunidade onde a Estratégia da Saúde atende 15 mil pessoas. As pessoas estão vindo para cá às 3h da manhã para conseguir uma ficha – relata.


Procurado pela reportagem, o médico que teria sofrido as agressões verbais não quis gravar entrevista, mas enviou uma breve declaração por escrito via agente comunitária dizendo: "Estou emocionado com as manifestações. Gosto muito da comunidade. São perrengues do dia a dia. Seguimos na luta por uma atenção de respeito, qualidade e participação popular".


O que diz o secretário de Saúde

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, em entrevista à rádio CDN na manhã desta quarta-feira, confirmou o afastamento de parte da equipe e repudiou qualquer tipo de agressão.


– Ocorreu um desentendimento do médico com uma paciente. Nós repudiamos totalmente agressões verbais que venham de um lado ou que venham do outro. O médico conversou comigo e disse que precisava, não somente ele, mas outra profissional, ficar alguns dias afastados – afirma o secretário.


Ribas anunciou que buscará uma solução pacífica para o conflito.


– Estou esperando baixar um pouco o cenário. Quero ter uma conversa da equipe com a comunidade para nós ajustarmos os ponteiros. Vou conversar com a equipe no começo da próxima semana e falar com as lideranças comunitárias para chamarmos a comunidade e reajustarmos os ponteiros, porque eu sei que, não tendo atendimento, quem se prejudica mais é a comunidade – conclui Ribas.


Sobre a unidade

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alto da Boa Vista foi inaugurada em maio de 2023, com a expectativa de atender cerca de 4 mil pessoas mensalmente na região oeste da cidade. Com um investimento de mais de R$ 1,4 milhão, parte de emenda parlamentar e contrapartida do município,o posto foi construído para substituir o atendimento que, antes era realizado de forma adaptada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adelmo Simas Genro.


O que diz a lei

Conforme o Código Penal Brasileiro, o ato de desacatar um servidor público no exercício de sua função é crime.

  • Art. 331. Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão delaPena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: na BR-287, motociclistas usam vãos da mureta central como retorno; veja o que dizem PRF e Dnit Anterior

VÍDEO: na BR-287, motociclistas usam vãos da mureta central como retorno; veja o que dizem PRF e Dnit

Fechamento de dois retornos da Faixa Velha sobrecarrega outras partes da via, reclamam motoristas Próximo

Fechamento de dois retornos da Faixa Velha sobrecarrega outras partes da via, reclamam motoristas

Geral