Foto: Rafael Sanches Guerra (Reprodução)
A despedida do cantor nativista João Chagas Leite será realizada nesta quarta-feira (12), às 9h, no Cemitério Municipal Pio XII, em Erechim, no norte do Estado. Aos 80 anos, o artista morreu por volta das 7h30min desta terça-feira (11), no Hospital de Caridade do município, após longo tratamento contra um câncer colorretal.
O velório começa às 14h desta terça-feira, na Funerária Passuello, em Erechim. A informação foi publicada pela família nas redes sociais do cantor. Leia a nota oficial:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de João Chagas Leite, ocorrido nesta data, 11 de novembro de 2025.
Familiares e amigos enlutados convidam para o velório, que terá início às 14h, na Funerária Passuello em Erechim/RS.
A despedida final ocorrerá dia 12/11 às 9h da manhã, seguindo logo após para o Cemitério Pio XII.
Em momentos assim, a saudade aperta e o silêncio fala por nós.
Que Deus conforte o coração de todos.”
João Chagas Leite concedeu em 14 de abril deste ano uma entrevista ao programa F5, da rádio CDN 93,5 FM. Na ocasião, comentou sobre o período em que se recuperava de uma cirurgia em função do câncer e relembrou momentos da carreira. O artista morou por 20 anos no Coração do Rio Grande e tinha forte ligação com Santa Maria.
O artista
Nascido em Uruguaiana, em 1945, João Chagas Leite se tornou um dos nomes mais conhecidos da música nativista gaúcha. Entre seus principais sucessos estão Desassossegos, Penas, Pampa e Querência, Ave Sonora, Por Quem Cantam os Cardeais, Ainda Existe um Lugar, Partida e Sol de Abril. Com essas e outras composições, venceu 13 festivais nativistas no Rio Grande do Sul, incluindo a Tertúlia de Santa Maria.