Unidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinação

Redação do Diário

Unidades de Saúde de Santa Maria estão abertas para campanha de multivacinação

EDUARDO RAMOS

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

A secretaria de Saúde de Santa Maria já abriu as salas de vacina da cidade para a Campanha Nacional de Multivacinação de 2022, anunciada no último domingo (7) pelo Ministério da Saúde. Desde segunda-feira (8), o público-alvo pode procurar as unidades de saúde para receber a imunização.

A iniciativa é destinada às crianças e adolescentes até 15 anos com a intenção de prevenir e controlar as doenças na população. A campanha segue até 9 de setembro, com o Dia D em 20 de agosto.

A prioridade é prevenir a poliomielite na faixa etária de 1 ano a 5 anos incompletos, mas outras vacinas estão à disposição para que a caderneta seja atualizada (veja lista abaixo). O objetivo da iniciativa é reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes.

Imunizantes disponíveis

PoliomieliteHepatites A e BVaricelaInfluenzaMeningocócica CMeningocócica ACWYHPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)BCGFebre amarelaTríplice viralTríplice bacterianaPneumocócica 10 valentePentavalente (DTP/Hib/Hep B)VRH (Vacina Rotavírus Humano)VOP (Vacina Oral Poliomielite)Covid-19VIP (Vacina Inativada Poliomielite)

Unidades Básicas de Saúde

A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de referência, os dias e horários de vacinação. Além disso, três unidades contam com turnos estendidos. Confira:

UBS Itararé

Quando: Segundas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Assis Brasil, 400, Bairro Itararé

UBS Wilson Paulo Noal

Quando: Segundas e quintas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Camobi

UBS Walter Aita

Quando: Quartas-feiras, das 17h às 19h30minEndereço: Rua Luiz Petry, Cohab Fernando Ferrari, Camobi

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento, que podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos.

A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada desde 1980. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia também

Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa MariaComo foi a primeira semana de atendimentos dos novos serviços do Hospital Regional e na Casa de Saúde em Santa MariaTestes contra a Covid-19 passam a ser realizados unicamente em unidades de saúde do Município

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos, que representam mais de 14,3 milhões de pessoas no país.

Crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primárioPequenos de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico

Com informações da prefeitura de Santa Maria

Leia mais notícias de Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola de Ensino Fundamental Santa Flora vai receber R$ 1,4 milhão para investimentos em infraestrutura Anterior

Escola de Ensino Fundamental Santa Flora vai receber R$ 1,4 milhão para investimentos em infraestrutura

UFSM tem conquista dupla no prêmio O Futuro da Terra 2022 Próximo

UFSM tem conquista dupla no prêmio O Futuro da Terra 2022

Geral