Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)
Na manhã desta sexta-feira (1º), o Aeroporto de Santa Maria se despede de uma de suas principais conexões com o restante do país. Está programada para decolar o último voo da rota direta com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), operada pela Azul Linhas Aéreas. A suspensão da linha marca um novo capítulo na já fragilizada malha aérea da cidade, que nos últimos anos vem registrando sucessivas perdas de voos.
O encerramento das operações entre Santa Maria e São Paulo representa o fim da única ligação aérea regular da cidade com o Sudeste brasileiro, região onde se concentram os principais centros econômicos e de conexão nacional e internacional.
Último voo nesta sexta (1º)
- Chegada em Santa Maria – 10h55min +/-
- Embarque para São Paulo – 11h40min +/-
Na prática, os passageiros que embarcam no aeroporto santa-mariense não terão mais acesso direto à malha aérea nacional (e vice-versa), dependendo agora de deslocamentos por terra até aeroportos de cidades próximas, como Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Decisão
A empresa, que operava três voos semanais na rota, justificou a suspensão com base em reavaliações de demanda e ajustes operacionais. Apesar das tentativas, a prefeitura de Santa Maria não conseguiu reverter a decisão.
Com a mudança, o município volta a ter apenas uma conexão aérea regional, com três voos semanais da Azul para Porto Alegre.
Em funcionamento
- A Porto Alegre (vice-versa) – Terças, quintas e sábados. Decolando às 10h35min da Capital e chegando às 11h40min. De Santa Maria, os voos partem às terças e quintas, às 12h10min, e aos sábados, às 15h10min.
Contexto
Nos últimos anos, Santa Maria já havia perdido voos como a Florianópolis. Além dos voos diários a Porto Alegre. A falta de conectividade aérea pode impacta diretamente no desenvolvimento econômico e turístico da região.
Veja quais alternativas estão sendo previstas para o retorno da conexão com São Paulo aqui.