
Foto: Mateus Rossato (Diário)
O anúncio do reajuste da passagem do transporte coletivo em Santa Maria para R$ 6,50 em dinheiro e R$ 5,90 no cartão a partir de domingo(6), mobiliza representações nesta quinta-feira (3). Membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam de uma reunião da comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais iniciada por volta das 9h30min, na Câmara de Vereadores, para tratar do tema. Representantes das secretarias municipais envolvidas no assunto foram convidados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A presidente da comissão, a vereadora Helen Cabral (PT), indicou que a comissão tem como objetivo ouvir sobre questões como a planilha dos dados de 2024, usada pelo Executivo para justificar o aumento. O secretário de Serviços Públicos, Luiz Carlos Fort, e um represente de transportes do município estavam presentes e responderam as questões. Principalmente, sobre a licitação do transporte público, aguardada há mais de 50 anos no município.
Helen reforça a importância dos movimentos sociais estarem presentes:
– Os estudantes são também um dos maiores interessados nesse assunto e para nós, é de forma muito tranquila que os movimentos sociais estejam na casa, o povo estar aqui, porque é para ele o objetivo de tudo. Nós ainda queremos saber o que que realmente está em jogo no aumento dessa passagem. Então, tem alguns questionamentos que a gente precisa ouvir o Executivo e ver o que podemos estar encaminhando – detalha Helen.
Estava previsto um ato do diretoria para a manhã desta quinta (3), o que acabou não se confirmando.
Leia mais: